/
/
A EUCARISTIA É O ALIMENTO ESPIRITUAL, A PRESENÇA DE JESUS E A COMUNHÃO COM A IGREJA

A EUCARISTIA É O ALIMENTO ESPIRITUAL, A PRESENÇA DE JESUS E A COMUNHÃO COM A IGREJA

Compartilhar :

O mês de maio é um período especial na tradição católica, repleto de celebrações dedicadas aos santos e santas que deixaram um legado de fé e devoção. Vamos explorar alguns desses santos e suas histórias inspiradoras: São José Operário (1º de maio), esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, é conhecido como o patrono dos trabalhadores. Sua vida de humildade e obediência nos ensina a importância do trabalho digno e da dedicação à família. Santo Atanásio (2 de maio), foi um bispo e doutor da Igreja. Ele defendeu a divindade de Jesus Cristo contra as heresias arianas. Sua coragem e firmeza na fé são exemplos para todos nós. São Filipe e São Tiago, apóstolos (3 de maio), apóstolos de Jesus, pregaram o Evangelho e enfrentaram desafios em sua missão. Suas vidas nos lembram da importância de compartilhar a mensagem de Cristo. Santa Rita de Cássia (22 de maio), é conhecida como a santa das causas impossíveis. Sua vida de sofrimento e perseverança nos inspira a confiar na misericórdia de Deus. Nossa Senhora de Fátima (13 de maio), apareceu a três crianças em Fátima, Portugal, em 1917. Ela pediu oração, penitência e conversão. A devoção a Nossa Senhora de Fátima continua forte até hoje. São João Nepomuceno (16 de maio), foi um sacerdote e mártir. Ele defendeu o sigilo da confissão e foi martirizado por sua fidelidade à Igreja. Santa Dymphna (15 de maio): é invocada como protetora dos doentes mentais, sua vida de coragem e compaixão nos lembra da importância de cuidar dos mais vulneráveis.

O mês de maio é um período especial para os cristãos, pois está repleto de celebrações dedicadas à Virgem Maria, honramos a Mãe de Deus e nossa Mãe, reconhecendo seu papel fundamental como intercessora e modelo para todas as mães cristãs. Além das datas citadas acimas, encontramos no mês mariano outras festas importantes na Igreja Católica como dia 24 de maio: Nossa Senhora Auxiliadora, 26 de maio: Nossa Senhora do Caravaggio, 31 de maio: Nossa Senhora da Visitação. Outra tradição é que maio é considerado como o mês das noivas, as baixas temperaturas no hemisfério Norte, ainda na idade média, faziam com que os festejos fossem adiados para os meses mais quentes, sendo maio o primeiro deles, assim no mês de maio marca o início da primavera no Hemisfério Norte, com temperaturas mais amenas e flores desabrochando, tornou-se o mês preferido para casamentos. No Brasil, predominantemente católico, também celebra maio como o mês de consagração a Maria. Muitos casais escolhem se casar nesse mês, buscando a bênção da Mãe de Deus. Além de maio trazer os exemplos dos santos e santas que nos inspiram em nossa jornada de fé, ele se torna o mês de celebração, devoção e amor, à medida que as noivas se preparam para o matrimônio, elas também se consagram à Virgem Maria.

 

 

Oração das Mães

Fui escolhida por Ti, Senhor! Fui escolhida para gerar vida, para ser mãe. Fui escolhida como instrumento de um milagre que acontece milhares de vezes, todos os dias e em todos os lugares do mundo. E que, ao mesmo tempo, é único. Cada nova criatura é única. E isso me faz muito feliz! Lembro-me da minha gravidez. Eu já sabia que tudo na vida seria diferente. E foi. Como o tempo passa! Parece que foi ontem. E eu vivi a intensidade de todos os momentos. Lembro-me do primeiro dia de aula. Ele todo arrumadinho. E um aperto no meu coração ao ter de ir embora. Mas fui junto. Estudei junto todo esse tempo.

Contei histórias. Ouvi histórias. Deitei junto na cama para fazer dormir. Acalentei-o tantas vezes em meio às dores que surgem no corpo e na alma. Chorei. Chorei junto quando a primeira namorada disse que não dava mais. Para o meu filho, o mundo parecia acabar ali. Entendi o seu sofrimento. Sabia que ia passar. Mas sabia também que tinha de respeitar aquele momento.

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral