A PRORROGAÇÃO DO SÍNODO ATÉ 2024

O Sínodo 2024 é um evento eclesial que reunirá representantes de toda a Igreja Católica para refletir sobre o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O Papa Francisco convocou o Sínodo 2024 como um processo de três anos, que começou em outubro de 2021 com a fase diocesana, seguida pela fase continental em 2023 e pela fase universal em 2024. O objetivo do Sínodo 2024 é promover uma Igreja mais sinodal, ou seja, mais unida, mais participativa e mais missionária, seguindo o exemplo de Jesus Cristo e o ensinamento do Concílio Vaticano II.

A palavra sinodal vem do grego synodos, que significa “caminhar juntos”. Ser uma Igreja sinodal significa ser uma Igreja que caminha junto com Deus e com os irmãos, que escuta a voz do Espírito Santo e que responde aos desafios do mundo, que vive em comunhão, que promove a participação e que assume a missão. A comunhão é a graça de ser um só corpo em Cristo, que é a cabeça, é a fraternidade que se expressa no amor, no respeito, no diálogo, na partilha, na solidariedade, é a unidade que se enriquece com a diversidade, que valoriza os dons e os carismas de cada um, que integra as diferentes vocações e ministérios. A participação é o direito e o dever de cada batizado de contribuir para a vida e a missão da Igreja, de acordo com a sua condição e capacidade, é o envolvimento ativo e responsável de cada membro do povo de Deus, que se forma, se informa, se expressa, se decide, se compromete, é o exercício da corresponsabilidade e da colegialidade, que favorece o diálogo, o discernimento, o consenso, a sinergia. A missão é a razão de ser da Igreja, que é enviada por Jesus Cristo para anunciar o Evangelho a toda a criatura, para fazer discípulos de todas as nações, para batizar em nome da Trindade, para ensinar a observar os seus mandamentos, é o serviço à humanidade, que busca a promoção da dignidade, da justiça, da paz, do bem comum, é o testemunho do Reino de Deus, que é de vida, de luz, de graça, de esperança. Cada diocese é convidada a realizar um caminho de escuta e de reflexão sobre o tema do Sínodo, envolvendo todas as expressões do povo de Deus: paróquias, comunidades, movimentos, associações, pastorais, organismos, instituições, etc. Cada diocese deve elaborar um documento síntese, que será enviado à respectiva Conferência Episcopal. Estamos na fase universal que começou em outubro de 2023 e vai até outubro de 2024, tendo a participação de bispos de todo o mundo eleitos pelas Conferências Episcopais, e de outros membros nomeados pelo Para. A Assembleia Geral vai discutir e aprovar o documento final do Sínodo, que será entregue ao Papa, e este poderá publicar uma Exortação Apostólica Pós-Sinodal, que será o fruto e a orientação do processo sinodal. O processo sinodal é, portanto, um caminho de escuta, de diálogo, de participação, de decisão, de comunhão, de missão, é o caminho que direciona e envolve toda a Igreja, em todos os seus níveis e expressões, trazendo transformação e renovação, para que ela seja mais fiel, mais unida, mais aberta, mais sensível, mais profética, mais missionária.

“Queridos irmãos e irmãs, o Papa Francisco nos convoca a caminhar juntos como Igreja sinodal, em comunhão, participação e missão. Vamos acolher esse convite com alegria e disposição, fazendo a nossa parte no processo de escuta e de reflexão sobre o tema do Sínodo: ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’. Vamos nos unir em oração e em ação, para que o Espírito Santo nos ilumine e nos guie nesse caminho de renovação e de transformação da Igreja e do mundo.”

Como acompanhar

As principais notícias e materiais sobre a etapa continental do Sínodo estão disponíveis no site do Celam, em espanhol. Acesse: https://celam.org/celam-camino-sinodo/

Conecte-se Conosco nas Redes Sociais
Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo