A SEMANA SANTA: OS MISTÉRIOS DA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, ela tem início com a celebração especial do Domingo de ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a Ressurreição, que acontece no Domingo de Páscoa. Durante esta semana, os fiéis realizam diversas celebrações litúrgicas que relembrar os últimos dias de Jesus na terra, sendo um período intenso, cheio de significados e é uma das épocas mais sagradas que nos convidam a repensar a nossa própria história aqui na terra.

Fazendo uma relação entre o passado e o presente podemos perceber que o mundo passa por constantes transformações, mas o homem está sempre inquieto pelas mudanças, sejam elas boas ou más, é uma eterna dualidade entre escuridão e luz, paz e guerra. Hoje os smartphones substituem os rosários, muitas procissões se tornaram lives transmitidas pela internet, e a Semana Santa, tornou-se uma mistura de fé com a tecnologia, em que muito do “mundo real”, fica na memória de quem ia para as ruas com seus ramos e buscava na Igreja a acolhida e o reforço da sua fé. Podemos afirmar que, mesmo em meio aos pixels e hashtags, os mistérios persistem e ecoam nos corações e continuam a inspirar reflexões profundas, o que faz com que a Igreja se movimente e se comunique também de outras formas, trazendo a simbologia do ontem, para o hoje.

No entanto, há algo que permanece inalterado: a esperança, é ela que nos guia na Semana Santa, e nos lembra que a vida é uma jornada de sacrifício e renovação, que assim como as estações do ano – primavera, verão, outono e inverno – seguimos no ciclo da vida do nascer, germinar, plantar, colher, viver e morrer. E em cada momento aprendemos e deixamos um pouco de nós nesta caminhada chamada vida. Pois, no final das contas, a história de amor e redenção de Cristo transcende o tempo e nos conecta a algo maior e mais profundo.

Com grande alegria e fervor, convidamos todos os católicos da região a participarem ativamente das celebrações da Semana Santa. Este é um momento sagrado em que nos unimos como comunidade para vivenciar os mistérios da fé e renovar nosso compromisso com Cristo. Durante essa semana, somos convidados a seguir os passos de Jesus, refletir sobre sua Paixão, Morte e Ressurreição, e experimentar a graça da sua ressurreição.

As celebrações incluem procissões, missas, vigílias e momentos de oração. Aqui estão as principais celebrações da Semana Santa:

Domingo de Ramos (24 de março): escolha seu ramo de palmeira e venha participar conosco da procissão, relembrando a entrada de Jesus em Jerusalém.

Quinta Feira Santa (28 de março): momento em que se recorda a última ceia e o lava pés, momentos que simbolizam humildade e serviço.

Sexta Feira Santa (29 de março): participem da via sacra e a celebração da Paixão, lembrando o sacrifício de Jesus na cruz.

Sábado Santo (30 de março): é quando acontece a Vigília Pascal, bênção do fogo e do Círio Pascal;

Domingo de Páscoa (31 de março): celebração da ressurreição da vitória de Jesus sobre a morte.

 

Que todos possam se unir em espírito de comunhão e contemplação, permitindo que a graça de Deus atue profundamente em seus corações 🙏🕊

 

 

 

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo