/
/
As várias partes da Santa Missa

As várias partes da Santa Missa

Compartilhar :

A Santa missa, ou celebração da eucaristia acontece como forma de cumprir o mandamento de Cristo que se recebe o corpo e o sangue, sob forma de pão e vinho, é o momento de fortalecer a fé a cada novo tempo litúrgico. Vamos dividir em três principais partes:

  • Ritos Iniciais: A finalidade é estabelecer uma comunhão entre os fiéis e a palavra de Deus, celebrando a Eucaristia. Entrada: enquanto entram sacerdotes, diáconos e ministros, os fieis cantam o cântico de entrada, é como dar inicia à celebração e introduzir no mistério do tempo litúrgico. Saudação do altar: terminando o cântico de entrada, o sacerdote saúda a comunidade, fazendo o sinal da cruz e assim se dá o início da missa do dia. Ato penitencial: após uma breve pausa de silêncio, é feito por toda comunidade com uma fórmula de confissão geral e termina com a absolvição do sacerdote. Glória: é um hino venerável onde toda Igreja está congregada no Espírito Santo, glorificando e suplicando á Deus e ao Cordeiro. Oração da coleta: em silêncio cada qual faz sua intenção e na sequência o sacerdote chama para coleta, pela qual se exprime o caráter da celebração.
  • Liturgia da palavra: é constituída pelas leituras da Sagrada Escritura com os cânticos intercalares. No seu desenvolvimento, a homilia, a profissão da fé e a oração universal fazem parte destes momentos em que se reflete sobre a mensagem de Deus. A leitura do Evangelho é o principal momento da liturgia, deve ser o momento mais venerado, pois se reconhece a presença de Cristo no meio dos fiéis, e por isso, escutam a leitura de pé seguidos de sinais de veneração ao próprio Evangeliário. A primeira leitura é seguida pelo Salmo Responsorial, que pode ser cantada, ou falada e representa cada leitura. A Aclamação antes da leitura do Evangelho é cantada por todos de pé, “Aleluia” ou outro cântico, conforme o tempo litúrgico. A homilia é a parte integrante da liturgia, sendo necessário para alimentar a vida cristã, explanando os aspectos das leituras da Sagrada Escritura, tendo sempre em conta o mistério que se celebra. Profissão da fé, tem a finalidade de permitir que toda comunidade cristã, responda à palavra de Deus anunciada nas leituras da Sagrada Escritura, proclamando a regra da fé. Oração universal é onde o povo responde à palavra de Deus recebida na fé.
  • Liturgia eucarística: na preparação dos dons, levam-se ao altar pão, vinho e água, os mesmos elementos que Cristo tomou em suas mãos, que irão converter no Corpo e Sangue de Cristo. Assim, no primeiro lugar o altar ou a mesa do Senhor é preparada, e depois são trazidas as oferendas. O rito do ofertório, é a procissão acompanhada de cântico e os dons são levados até ao altar. Depostas as oblatas sobre o altar e realizados os ritos, o sacerdote convida os fieis a orar consigo a oração. O próximo momento é ponto central da missa, que é a oração eucarística, convidando o povo a elevar os corações para o Senhor, na oração e na ação de graças, para então começar o rito da comunhão, rito da paz e comunhão e o rito da conclusão, que são notícias breve e informações sobre a comunidade, finalizando com a bênção final

Fonte: https://www.liturgia.pt/

Campanha
Reforma da Catedral