CAUSA DE FREI BRUNO ESTÁ EM ROMA

À medida que os anos passam, o coração de cada devoto de Frei Bruno, fica mais ansioso, pela sua beatificação, a certeza que se está cada vez mais perto deste momento, faz com que todas as Caminhadas Penitenciais ganham ainda mais representatividade, emoção, amor e fé. O processo segue o seu ritmo natural, que embora lento é bastante consistente a partir da fé que o nosso povo tem em Frei Bruno. Enquanto o processo é examinado em Roma, no Brasil o trabalho continua espalhando a mensagem e o legado de Frei Bruno.

O processo de Causa de Frei Bruno obteve da Congregação para as Causas dos Santos o “nihil obstat” (nada contrário) no dia 7 de maio de 2013. No mesmo ano, no dia 30 de outubro, foi instalado o Tribunal Eclesiástico da Diocese, composto por: Pe. Davi Lenor Ribeiro dos Santos, delegado do bispo, Pe. Clair José Lovera, promotor de justiça; Michelle Selig, notária (secretária); e Cláudio Orço, notário auxiliar. Participou deste processo também uma Comissão Histórica formada por Frei Clarêncio Neotti e a historiadora Iraci Lopes, que teve a tarefa de reunir toda a documentação sobre Frei Bruno, tudo o que se escreveu sobre ele e todas as referências à sua vida e santidade. Após cinco anos de trabalhos, encerrou-se essa fase diocesana no dia 25 de fevereiro de 2018, enviando o processo ao Vaticano. Em dezembro de 2019, o Vaticano aprovou a documentação e a Causa de Frei Bruno pode prosseguir. Agora, espera-se um milagre pela sua intercessão para que ele seja declarado Venerável e depois Beato.

O processo de canonização da Igreja Católica consiste em três fases: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização. A primeira fase é a confirmação das “virtudes heroicas”, que consiste em examinar a vida do indivíduo para verificar se ele ou ela demonstrou virtude e santidade. Se a pessoa for reconhecida como digna de veneração, ela recebe o título de “venerável”. A segunda fase é a beatificação, que requer a prova de um milagre. Esta é a fase em que se encontra o processo de beatificação de Frei Bruno. Se a beatificação for concedida, a pessoa passa a ser chamada de “beato” ou “beata”. A terceira e última fase é a canonização, que requer a prova de um segundo milagre. Se a canonização for outorgada, a pessoa é proclamada “santa” (Fonte: https://franciscanos.org.br/).

 

Oração pela Beatificação de Frei Bruno

Senhor Deus, vós nos ensinais na Bíblia Sagrada que sejamos santos porque Vós sois Santo. Aqui estamos, ó Pai, felizes por conhecer a vida e as virtudes cristãs do venerável frade franciscano Frei Bruno, humilde servidor, escolhido por Vós como missionário para revelar vossa ternura de Pai.

Pelas pregações e testemunho cristão de Frei Bruno, Vós tocastes os corações. Pelos seus conselhos, pacificastes casais e famílias. Pelas numerosas cartas que ele respondeu, esclarecestes a fé verdadeira de tantos leitores. Pelos seus pés de mensageiro e missionário, em longas e incansáveis caminhadas por vales e montanhas, dialogando com a mãe-natureza, levastes o conforto da palavra às pessoas e comunidades.

Espírito Santo de Deus, Vós sois a fonte da santidade que enriquece a Igreja com novos santos e bem-aventurados. Por isso vos pedimos cheios de confiança: “Dai-nos a alegria de celebrar a beatificação de Frei Bruno, nosso amigo e intercessor”.

Senhor Jesus, animados pela vossa palavra “pedi e recebereis”, e firmes na devoção ao venerável Frei Bruno, invocamos, neste momento, a graça de que mais precisamos

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo