CNBB LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024 COM FOCO NA AMIZADE SOCIAL

A Campanha da Fraternidade 2024 foi lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o tema “Fraternidade e Amizade Social“. O lema da campanha é “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), que destaca a necessidade de reconhecermos a igualdade entre todas as pessoas, de acordo com o bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo. A campanha direciona a atenção para a importância das relações humanas baseadas na solidariedade, no respeito e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Incentiva a prática da fraternidade, do acolhimento e do respeito mútuo, visando a edificação de uma comunidade mais unida e solidária. O objetivo, segundo a CNBB, é promover uma verdadeira fraternidade buscando deixar-se transformar pelo Evangelho por meio de uma conversão que se reflete na prática da partilha, e entre os pontos principais estão: Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.

A campanha também oferece vários materiais para a comunidade, como um e-book produzido pela Província Marista Brasil Centro-Sul, que oferece sete encontros com base na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, abordando o tema da CF 2024. Com iluminação bíblica, reflexões e sugestões práticas, busca inspirar grupos na reflexão sobre a fraternidade e na promoção do diálogo e solidariedade, visando uma sociedade mais unida. Você pode acessar orações, hinos, cartilhas, roteiro para círculo bíblico entre outros, no link: https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2024.

Somos convidados a refletir em 2024 sobre os impactos da fraternidade e da amizade social e a reafirmar nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, baseada na solidariedade e no respeito. Além disso, precisamos participar de ações concretas que demonstrem o nosso amor e a nossa fé, e que tragam a obra de Deus aos que mais passam por dificuldades e necessidades. Fazer parte da Campanha da Fraternidade é uma maneira de praticar o Evangelho e de manifestar a nossa esperança em um mundo melhor, algumas ações concretas que podemos realizar são: doar alimentos, roupas e materiais de higiene para os mais pobres; visitar e apoiar os doentes, idosos e pessoas em situação de rua; colaborar com projetos sociais e ambientais da nossa comunidade; rezar e celebrar a vida com os nossos irmãos e irmãs.  Desta forma, convidamos a cada um que se identifique com o tema e os objetivos da campanha, a participar dos movimentos eclesiais na paróquia, pois entendemos que juntos podemos fazer a diferença e construir uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

 

Esperamos contar com a sua presença e participação ativa nas atividades da Campanha da Fraternidade 2024.

 

 

CURIOSIDADE: O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil, é uma expressão de comunhão, conversão e partilha que tem impactado profundamente a Igreja e a sociedade brasileira. Ao longo dessas seis décadas, a Campanha da Fraternidade tem sido uma força motriz para a promoção da fraternidade e da solidariedade brasileira, promovendo a conversão e gestos concretos de solidariedade, além de desempenhar um papel crucial na recepção das inovações do Concílio Vaticano II e das Conferências Episcopais de Medellin (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2004), assim ela está inserida no projeto de evangelização e renovação da Igreja no Brasil.

 

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo