/
/
CUIDADO E RESPONSABILIDADE

CUIDADO E RESPONSABILIDADE

Compartilhar :

O meio ambiente é uma dádiva de Deus, e reconhecer a sua importância como parte da criação divina é um dos princípios de sermos parte deste universo.  O Papa Francisco, em sua encíclica Laudato Si’, convoca a humanidade a agir em prol de uma ecologia integral, que abrange tanto a natureza quanto o ser humano. Ele trouxe temas que nos fazem refletir sobre como estamos cuidando da nossa casa, das nossas árvores, rios, florestas, bairro e das pessoas. Muitas são as campanhas da Fraternidade que abordam reflexões associadas às questões ambientais, refletindo sobre a preocupação da Igreja com a Natureza.

No último mês, o Rio Grande do Sul vivenciou intensas chuvas e enchentes no estado, atingindo milhares de famílias, algumas perderam moradia, roupa, bens conquistados com trabalho, enquanto outras perderam vidas. A Igreja se mobilizou, recebendo doações em dinheiro para ações emergenciais em apoio às famílias afetadas, além disso diversos voluntários estavam nos locais organizando as ações e a ajuda necessária para levar um pouco de esperança às famílias. São situações assim, que despertam nosso olhar para o voluntariado, para doação de bens e de tempo, são momentos como esse em que a fraternidade nos convida a repensarmos nossas atitudes e escolhas.

O Papa reforça a necessidade de uma mudança decisiva no atual modelo de consumo e exploração do meio ambiente. Ele nos lembra que recebemos um jardim das mãos de Deus e não podemos deixar um deserto para nossos filhos. Ele reforça que a mudança climática é um problema social global, intimamente ligado à dignidade da vida humana. Ele aponta que a saúde humana está interligada à saúde do meio ambiente em que vivemos. A esperança reside na colaboração de todos para criar um mundo mais inclusivo, fraterno, pacífico e sustentável.

 

 

Curiosidade: A Exortação Apostólica Laudate Deum, publicada pelo Papa Francisco, é um chamado urgente à ação ambiental e à responsabilidade de cuidar do nosso planeta. Ela se apresenta como uma continuação da encíclica Laudato Si’, ampliando o apelo à humanidade para agir em prol de uma ecologia integral que abrange tanto a natureza quanto o ser humano. O Papa nos recorda que São Francisco de Assim nos convidou a louvar a Deus por todas as suas criaturas, onde o egoísmo, a indiferença e os estilos irresponsáveis estão colocando em risco o futuro das gerações mais jovens. Ele enfatiza que não podemos deixar um deserto para nossos filhos, pois recebemos um jardim das mãos de Deus.

Em resumo, a Laudate Deum nos convoca a cuidar da nossa casa comum, a agir com responsabilidade e a trabalhar juntos para criar um mundo mais inclusivo, fraterno, pacífico e sustentável. Que possamos cuidar da nossa casa comum, lembrando que nossa saúde está interligada à saúde do meio ambiente em que vivemos. 🌿🌎

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral