DESAFIOS DO VERÃO PARA O NOSSO CORPO E PARA FÉ

O verão é uma estação que traz muitas alegrias, mas também muitos desafios, com o calor, o sol, a praia, a piscina e as férias, tudo nos convida a aproveitar a vida, mas também a cuidar da nossa saúde física e espiritual, pois assim como precisamos ter alguns cuidados com o nosso corpo no verão, também precisamos ter alguns cuidados com a nossa fé, por exemplo: devemos nos hidratar, beber água é essencial para nos sentirmos bem, evitando tonturas, mal estar, dor de cabeça, entre outros sintomas, da mesma forma, precisamos estar hidratados espiritualmente, ou seja, bebendo da água viva que é Jesus Cristo, que nos sacia e nos renova. Ele mesmo disse: “Quem tem sede, venha a mim e beba” (João 7:37), a água viva que Jesus nos oferece é o seu Espírito Santo, que nos enche de graça, de amor, de paz e de alegria. Assim, para nos hidratarmos do amor de Deus, precisamos buscar a oração, a leitura da Palavra de Deus, a participação nos sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Confissão.

Outro cuidado importante no verão é a alimentação, precisamos ter uma alimentação leve, saudável, equilibrada, evitando alimentos pesados, gordurosos, que podem causar indigestão, intoxicação, entre outras doenças. Da mesma forma, precisamos ter uma alimentação espiritual, que nos nutra, que nos fortaleça, que nos crescer na fé, e que Deus mesmo disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (João 6:35). O pão da vida que Jesus nos dá é o seu corpo e seu sangue, que nos alimenta na Eucaristia, que nos une a ele e à sua Igreja, que nos transforma em seu corpo místico. Para nos alimentarmos espiritualmente, precisamos buscar a comunhão frequente, com fé, com amor, com reverência.

Mais um cuidado essencial no verão é a proteção solar, precisamos usar filtro solar, roupas leves, chapéus, óculos, para evitar as queimaduras, o envelhecimento precoce, o câncer de pele, entre outros males. Da mesma forma, precisamos nos proteger espiritualmente, usando o escudo da fé, a couraça da justiça, o capacete da salvação, a espada do Espírito, que são as armas de Deus para resistirmos ao mal (Efésios 6:10-17). O sol que nos aquece, mas também nos queima, é uma imagem do pecado, que nos seduz, mas também nos fere, nos afasta de Deus, nos destrói. Para nos protegermos espiritualmente, precisamos fugir das ocasiões de pecado, resistir às tentações, recorrer à graça de Deus, pedir a intercessão de Maria e dos santos.

Por fim, mas não menos importante, um cuidado importante no verão é a vigilância, precisamos estar atentos aos sinais do nosso corpo, aos perigos do ambiente, às necessidades dos outros, para não nos descuidarmos, para não nos expormos, para não nos omitirmos. Da mesma forma, precisamos estar vigilantes com a nossa fé, pois não sabemos o dia nem a hora em que o Senhor virá (Mateus 24:42). A vigilância é uma atitude de quem espera com esperança, de quem vive com responsabilidade, de quem serve com amor. Para sermos vigilantes espiritualmente, precisamos estar preparados, com as lâmpadas acesas, com os talentos multiplicados, com as obras de misericórdia praticadas.

O verão é uma estação que nos lembra que Deus é bom, que nos criou para a felicidade, que nos quer filhos da luz, mas, também nos lembra que somos frágeis, e que por isso precisamos cuidar tanto do nosso corpo, quanto da nossa alma e da nossa fé.

 

Conecte-se Conosco nas Redes Sociais
Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo