Ele está entre nós

Quando o sacerdote diz na proclamação do evangelho “O Senhor esteja convosco, fazemos o sinal de uma pequena cruz na testa, nos lábios e no peito, esse gesto simboliza a abertura da mente, dos lábios e do coração para acolher a palavra de Deus e colocá-la em prática em nossa vida, respondemos na sequência: “ele está no meio de nós”.

A frase “ele está entre nós” ressoa como um eco de esperança e amor, lembrando-nos de que o Senhor não está distante, mas caminha conosco em nossa jornada terrena, sua presença não é apenas uma mera figura de linguagem, é uma realidade vida, estando presente na comunidade dos fiéis, quando nos reunimos para orar, celebrar os sacramentos ou servir aos necessitados, ele se manifesta nas palavras de encorajamento, no abraço solidário, na partilha fraterna e em todos os lugares ao mesmo tempo.

Quando você está no trabalho, ou em casa, no trânsito, ou ainda na academia, Jesus está com você, mesmo em dias alegres, ou noutros dias em que parece tudo ser escuridão, ele está ali presente, juntinho, ele se faz um com você para aparar seu sofrimento e se alegrar com as suas superações. Mesmo em nossos erros, ou nos momentos em que nos sentimos amarrados Jesus nos estende sua mão, nos encoraja para um novo caminho, uma nova direção rumo a libertação.

Sua maior presença e expressão é encontrada na Eucaristia, na santa Missa, o pão e o vinho e tornam o corpo e o sangue de Cristo, ele está ali, no meio de nós, de maneira sacramental, quando comungamos, recebemos o próprio Jesus em nosso coração. Santo Tomás de Aquino, em sua sabedoria reológica, proclamou que nenhum outro sacramento é mais salutar do que a Eucaristia, é nela que encontramos um mistério profundo que transcende o tempo e o espaço, que renovam nossa alma e nos aproxima da santidade, onde cada vez que celebramos a Missa, entramos o calvário, onde o sacrifício de Cristo se torna presente, é o amor redentor de Deus.

Nunca estaremos sozinhos, em toda parte e em qualquer situação, Jesus estará conosco, pode ser a brisa leve do vento em nosso rosto, ou como um gesto de solidariedade de alguém que não conhecemos, assim é Jesus nos surpreende e nos acolhe, desde que estejamos abertos para ouvi-lo e senti-lo.

Que, nesta Quaresma, possamos cultivar essa consciência constante da presença de Jesus, que ele seja nosso guia, nossa esperança e nosso caminho.

 

 

 

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo