CONHEÇA A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

A comunicação é essencial para a vida humana e para a missão da Igreja, é por meio da comunicação que podemos expressar nossos pensamentos, sentimentos, valores e fé, além de ser um caminho para dialogar, interagir, aprender, ensinar, evangelizar, anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo e testemunhar o seu amor no mundo.

Para promover e aprimorar a comunicação na Igreja, existe a Pastoral da Comunicação, ou PASCOM, que é definida pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB) como “eixo transversal de todas as pastorais da Igreja”, isso significa que a PASCOM não é apenas mais uma pastoral, mas uma dimensão que atravessa e integra todas as outras pastorais, movimentos e serviços da Igreja, favorecendo a comunhão e a participação de todos os fiéis na ação evangelizadora.

A PASCOM tem como missão “irradiar ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral, as quais ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora eclesial” (Documento 99, n. 47), isso implica em desenvolver quatro eixos fundamentais: a formação, a articulação, a produção e a espiritualidade, tendo em cada um desses eixos o objetivo de tornar os membros da pastoral agentes capazes de promover o diálogo e a integração entre as diversas instâncias eclesiais, produzir e divulgar conteúdos de qualidade e relevância para a evangelização, e cultivar a espiritualidade comunicativa, inspirada no modelo de Jesus, o comunicador perfeito do Pai.

A PASCOM atua em seis frentes de trabalho, de acordo com o Documento 99: colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia; favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação, para dar maior visibilidade à sua ação evangelizadora; envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja, para colaborar no aprofundamento e atualização dos processos comunicativos; desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas nos locais onde não existem profissionais especificamente designados.

Muitos são os envolvidos nesta pastoral, que ouviram o chamado e aceitaram o desafio de ser agente comunicador, são os fiéis leigos e leigas, religiosos e religiosas, padres e diáconos, que se dedicam voluntariamente à pastoral da comunicação nas comunidades, paróquias, dioceses e regionais. São os profissionais da comunicação, que são os jornalistas, publicitários, designers, fotógrafos, cinegrafistas, editores, programadores, etc., que trabalham nos meios de comunicação da Igreja ou que prestam assessoria e consultoria para a PASCOM. São os pesquisadores da comunicação, que são os professores, estudantes, teólogos, filósofos, sociólogos, etc., que estudam e analisam os fenômenos comunicativos na Igreja e na sociedade. São os parceiros da comunicação, que são as instituições, organizações, empresas, etc., que apoiam financeiramente ou com doações de materiais e equipamentos para a PASCOM, e são todos os que rezam e divulgam a PASCOM e a sua importância para a Igreja e para o mundo.

A PASCOM é, portanto, uma pastoral que precisa do envolvimento e da colaboração de todos os que se sentem chamados a comunicar a fé e a esperança que brotam do encontro com Jesus Cristo, é uma pastoral dinâmica e que precisa de pessoas que fomentem a informação. Por isso, convidamos você a se juntar a nós nessa missão de comunicar o amor de Deus e a alegria do Evangelho, você pode fazer parte da PASCOM da sua comunidade, da sua paróquia, da sua diocese ou do seu regional.

Você pode oferecer os seus dons, o seu tempo, o seu talento, o seu conhecimento, o seu recurso para a PASCOM, seja por meio da oração, de compartilhamento de conteúdo, sugestão de conteúdo, postagens sobre os eventos, divulgação de projetos, importante é contribuir com a obra de Deus e EVANGELIZAR.

 

Entre em contato conosco e saiba como você pode participar da PASCOM, mande um email para: [email protected] e venha fazer parte dessa família que comunica a Boa Nova de Jesus Cristo, com criatividade, entusiasmo, fidelidade e felicidade. Venha fazer parte da PASCOM, a pastoral da comunicação na Igreja Católica.

 

Conecte-se Conosco nas Redes Sociais

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo