FÉ, DEVOÇÃO E GRATIDÃO MARCAM A ROMARIA FREI BRUNO EM JOAÇABA

No último domingo, 25 de fevereiro, milhares de fiéis participaram da 34ª edição da Romaria Frei Bruno. O evento, que é um dos maiores do estado, homenageou o servo de Deus Frei Bruno Linden, um frade franciscano, padre e missionário alemão, que é venerado como candidato à beatificação pela Igreja Católica. Aos poucos os fiéis foram chegando e a caminhada iniciou às 8h em frente da Catedral Diocesana Santa Teresinha do Menino Jesus, onde os romeiros foram acolhidos com músicas, orações, devocionais e um cafezinho especial. Em seguida, eles caminharam cerca de 4 km até o Cemitério Frei Edgar, onde estão os restos mortais de Frei Bruno, e onde foi celebrada a santa missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez, e concelebrada por vários padres da diocese e da ordem franciscana.

Durante a caminhada, os fiéis expressaram sua fé, devoção e gratidão a Frei Bruno, que dedicou sua vida ao serviço de Deus e dos irmãos, especialmente nas terras catarinenses, onde deixou um legado de humildade, simplicidade, caridade e zelo pastoral. Muitos levavam cartazes, faixas, camisetas, cruzes e objetos com a imagem de Frei Bruno, e pediam a sua intercessão por suas necessidades e intenções, enquanto que outros cantavam, rezavam o terço, faziam penitências ou simplesmente caminhavam em silêncio, meditando sobre a vida e a obra de Frei Bruno.

Dom Frei Mário ressaltou durante a missa, o significado da Romaria como uma ocasião de agradecer a Deus pelo dom da vida e da vocação de Frei Bruno, que foi um exemplo de frade menor e de arauto de Cristo, que viveu o evangelho na alegria e na simplicidade, que amou a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, que se entregou totalmente à missão que Deus lhe confiou, que foi um instrumento de graça, de paz e de bem para muitas pessoas. Ele também pediu a Deus que nos conceda a graça da beatificação de Frei Bruno, para que ele seja reconhecido pela Igreja como um modelo de santidade e um intercessor junto a Deus por nós. Pe. Joveci destacou a importância da Romaria como uma expressão de comunhão, solidariedade e esperança, que envolve a participação de muitas pessoas, que colaboram de diferentes formas para o sucesso do evento, agradecendo de forma especial aos parceiros, que apoiam financeiramente ou com doações de alimentos e materiais; aos organizadores, que planejam e coordenam as diversas atividades; aos colaboradores, que trabalham nas equipes de liturgia, animação, acolhida, segurança, saúde, comunicação, etc.; aos voluntários, que oferecem seus dons e seu tempo para servir aos romeiros; e a todos os que rezam e divulgam a Romaria e a causa de Frei Bruno.

A Romaria deste ano teve um caráter especial, pois ocorreu no dia em que Frei Bruno faleceu, em 1960, aos 56 anos, vítima de um câncer. Frei Bruno nasceu na Alemanha, em 1903, e ingressou na ordem franciscana em 1922, na década de 30, foi ordenado padre e enviado como missionário ao Brasil, onde atuou em vários estados, como Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1950, chegou a Joaçaba, onde permaneceu até a sua morte, exercendo seu ministério com dedicação e carisma, conquistando a admiração e o afeto do povo. Em 1984, foi aberto o processo de beatificação de Frei Bruno, que está em andamento na Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano.

A Romaria Frei Bruno é um evento tradicional e profundamente enraizado na cultura religiosa de Joaçaba e região, que reúne fiéis de diversas regiões do país, principalmente do sul. A estimativa é que cerca de 50 mil pessoas tenham participado da Romaria deste ano, superando as expectativas dos organizadores, a mesma é realizada anualmente, no segundo domingo da Quaresma, e é considerada uma das maiores manifestações de fé e devoção do estado de Santa Catarina.

A fé é um dom, é uma luz que ilumina o nosso caminho, que nos faz ver além das aparências e confiar na providencia divina. A devoção é a expressão da fé, que se manifesta em gestos de amor, de adoração, louvou e intercessão, esta devoção é o reconhecimento que temos pelos santos, que são os modelos de vida cristã, é a homenagem que fazemos aos servos de Deus, que são os testemunhos de fé, esperança e caridade. A gratidão é o sentimento da fé, que brota do coração que reconhece os dons de Deus, que acolhe as suas maravilhas, que celebra as suas obras, é a atitude que se traduz em ações de graça, em compromisso de fidelidade. A gratidão é a expressão genuína da alegria do Espírito que nos faz valorizar o que temos, partilhar o que somos, viver uma nova vida e nos faz testemunhar uma nova evangelização. A fé, a devoção e a gratidão são sinais de esperança que foram vivenciados pelos romeiros no último domingo, foi momento de comunhão, solidariedade e louvor, unindo milhares de fieis revivendo os passos e o legado de humildade, simplicidade, caridade e zelo pastoral de Frei Bruno.

Que a fé, a devoção e a gratidão nos inspirem a seguir o exemplo de Frei Bruno, que nos ensinou a caminhar com Deus e com os irmãos, a servir com alegria e generosidade, a amar com todo nosso coração, além de estarmos fortalecidos na nossa missão cristã, que nos desafia a ser sal da terra e luz do mundo, que nos chama a ser testemunhas do evangelho.

 

É com muita alegria que convidamos a cada um para participar da Romaria de Frei Bruno 35ª edição, que acontecerá no próximo ano. Vamos juntos, como povo de Deus, caminhar e celebrar a santa missa em sua honra, que Frei Bruno nos inspire e nos acompanhe com seu exemplo e sua intercessão, amém!

 

 

 

Para saber mais sobre Frei Bruno acesse:

 

Link de documentários sobre Frei Bruno

 

Sites oficiais

Frei Bruno Linden

https://www.cnbb.org.br/

https://www.cnbb.org.br/

Conecte-se Conosco nas Redes Sociais

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo