/
/
OS QUATRO PILARES DA QUARESMA: JEJUM, ESMOLA, CONFISSÃO E MISSÃO

OS QUATRO PILARES DA QUARESMA: JEJUM, ESMOLA, CONFISSÃO E MISSÃO

Compartilhar :

A Quaresma é um tempo litúrgico de quarenta dias que antecede a Páscoa, a maior festa do cristianismo, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, que é o dia seguinte ao Carnaval, e termina na Quinta-feira Santa, que é o dia anterior à Sexta-feira da Paixão, em 2024, a Quaresma vai começar em 14 de fevereiro e terminará no dia 28 de março, sendo o tempo que somos convidados a viver uma experiência de conversão, de mudança de vida, de renovação do nosso batismo. Para isso, a Igreja nos propõe quatro pilares que nos ajudam a viver a Quaresma com sentido e profundidade: o jejum, a esmola, a confissão e a missão.

 

## O Jejum: é uma prática penitencial que consiste em abster-se de alimentos ou de outras coisas que nos agradam, como forma de expressar o nosso arrependimento dos nossos pecados, o nosso desejo de purificação, o nosso amor a Deus e o nosso domínio sobre nós mesmos. O jejum nos ajuda a reconhecer a nossa fragilidade e a nossa dependência de Deus, que é a nossa fonte de vida e de felicidade e também nos ajuda a nos solidarizar com os que sofrem fome e necessidade, e a partilhar com eles os nossos bens. É comum que jejuemos, nas quartas-feiras de cinzas e na sexta-feira santa, mas pode ser praticado em outros dias, conforme a nossa disposição e discernimento.

 

## A Esmola: é uma prática de caridade que consiste em dar aos pobres e aos necessitados uma parte dos nossos bens materiais ou espirituais, como forma de expressar o nosso amor a Deus e ao próximo, o nosso desapego das coisas deste mundo, o nosso reconhecimento dos dons que recebemos de Deus e o nosso compromisso com a justiça e a fraternidade. A esmola nos ajuda a ver o rosto de Cristo nos que sofrem, e a ser generosos, misericordiosos e compassivos com eles, também nos ajuda a contribuir com a obra da Igreja, que é a evangelização e a promoção humana. Esta atitude de caridade pode ser praticada em todos os dias, conforme a nossa possibilidade e generosidade

 

## A Confissão: é um sacramento de cura que consiste em reconhecer os nossos pecados diante de um sacerdote, que representa Cristo e a Igreja, e receber o perdão de Deus e a reconciliação com Ele e com os irmãos, como forma de expressar o nosso arrependimento sincero, o nosso propósito de emenda, o nosso agradecimento pela misericórdia divina e o nosso desejo de santidade. A confissão nos ajuda a tomar consciência da nossa condição de pecadores, mas também da nossa dignidade de filhos de Deus, que são amados, perdoados e restaurados por Ele, ajudando também a reparar os danos causados pelo nosso pecado, e a restabelecer a comunhão com a Igreja, que é o corpo de Cristo. A confissão pode ser uma prática constante na vida do cristão, como forma de estimular a busca pelo perdão.

 

## A Missão: é uma vocação de todos os batizados, que consiste em anunciar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas, em palavras e obras, como forma de expressar o nosso seguimento a Ele, o nosso testemunho de fé, o nosso zelo pela salvação das almas e o nosso serviço ao Reino de Deus, ajudando-nos a sair de nós mesmos e a ir ao encontro dos outros, especialmente dos mais afastados, dos mais pobres, dos mais sofridos, dos mais necessitados, levando-lhes a Boa Nova da salvação, que é a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A missão também nos ajuda a colaborar com a ação do Espírito Santo, que é o principal agente da evangelização, e a participar da missão da Igreja, que é a continuação da missão de Cristo no mundo. Diante dos nossos dons, disponibilidade e carisma devemos ser o sal da terra e luz do mundo nas mais diferentes formas e oportunidades que a Igreja oferece. Os quatro pilares da Quaresma nos ajudam a viver este tempo de graça, de conversão, de renovação e de preparação para a Páscoa, aproximando mais de Deus e dos irmãos, e a nos configurar mais a Cristo, que se entregou por amor a todos.

Caros irmãos e irmãs, estamos nos aproximando da Quaresma, a Igreja nos propõe e convida para que todos participem das santas missas, que são o centro da nossa vida cristã, onde nos alimentamos da Palavra e da Eucaristia, e nos unimos ao sacrifício de Cristo. Convidamos também a todos a se confessarem, para receberem o perdão de Deus e a reconciliação com a Igreja, e para se purificarem dos seus pecados e se renovarem na graça. Não deixem de aproveitar essa oportunidade de se encontrarem com o amor misericordioso de Deus, que nos espera de braços abertos. Que a Quaresma seja para todos um tempo de bênção e de paz. Amém

 

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral