/
/
PERDOAR PODE SER O MELHOR CAMINHO PARA A PÁSCOA

PERDOAR PODE SER O MELHOR CAMINHO PARA A PÁSCOA

Compartilhar :

Fevereiro é o mês que nos prepara para a Quaresma, o tempo litúrgico que nos convida a viver a conversão, a penitência e a caridade, em vista da Páscoa, a maior festa do cristianismo, que celebra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Mas o que significa viver a conversão, a penitência e a caridade? Significa, antes de tudo, viver o perdão, ele é a chave que abre as portas da Páscoa, o caminho que nos leva à comunhão com Deus e com os irmãos, a graça que nos faz experimentar o amor de Deus e o seu poder de transformar as nossas vidas.

O perdão é uma atitude que envolve duas dimensões: pedir perdão e dar perdão. Pedir perdão é reconhecer os nossos pecados, as nossas faltas, as nossas ofensas contra Deus e contra o próximo. É ter a humildade de admitir que erramos, que precisamos de ajuda, que queremos mudar. É recorrer ao sacramento da Reconciliação, onde encontramos o abraço misericordioso do Pai, que nos perdoa e nos restaura, é liberar o nosso coração do rancor, da mágoa, do ressentimento, da vingança, é ter a generosidade de perdoar a quem nos feriu, nos magoou, nos traiu, imitar Jesus, que na cruz, perdoou os seus algozes e intercedeu por eles. É seguir o seu mandamento: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 15,12). Isso significa que somos humanos e que muitas vezes erramos, mas também podemos aprender com estes erros e nos tornarmos pessoas melhores, ou mais prontas para ouvirmos o outro com menos julgamentos.

Viver o perdão não é fácil, mas é possível, se tivermos a fé que nos faz confiar em Deus, que é rico em perdão e fiel em sua aliança. É possível, se tivermos a esperança que nos faz acreditar que Deus pode fazer novas todas as coisas, que Ele pode curar as nossas feridas e restaurar as nossas relações. É possível, se tivermos o amor que nos faz sentir o coração de Deus, que é amor, que é Pai, que é Amigo.

Viver o perdão é libertador, é curador, é renovador, é libertador, porque nos livra do peso do pecado, da culpa, da condenação, é curador, porque nos sara da dor, da tristeza, da angústia, é renovador, porque nos faz renascer para uma vida nova, uma vida de graça, uma vida de paz.

Muitos são os caminhos que nos levam para a Páscoa, sendo o perdão aquele destino que nos faz participar do mistério pascal de Cristo, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nos dar a vida eterna, além nos fazer celebrar a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, a vitória do amor sobre o ódio, a vitória da luz sobre as trevas. Sejamos neste período testemunhas do poder de Deus, que é capaz de transformar o mal em bem, a tristeza em alegria, a morte em vida, anunciando ao mundo a boa notícia de Deus, que é amor, que é perdão, que é salvação.

 

Salmo para pedir perdão a Deus – Salmo 50

“O Poderoso, o Senhor Deus, fala e convoca a Terra desde o nascer do sol até o seu ocaso.  Desde Sião, a perfeição da formosura. Deus resplandece. O nosso Deus vem, e não guarda silêncio; diante dele há um fogo devorador, e grande tormenta ao seu redor. Ele intima os altos céus e a terra, para o julgamento do seu povo: Congregai os meus santos, aqueles que fizeram comigo um pacto por meio de sacrifícios. Os céus proclamam a justiça dele, pois Deus mesmo é Juiz. Ouve, povo meu, e eu falarei; ouve, ó Israel, e eu te protestarei: Eu sou Deus, o teu Deus. Não te repreendo pelos teus sacrifícios, pois os teus holocaustos estão de contínuo perante mim. Da tua casa não aceitarei novilho, nem bodes dos teus currais. Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de outeiros. Conheço todas as aves dos montes, e tudo o que se move no campo é meu. Se eu tivesse fome, não te diria, pois meu é o mundo e a sua plenitude. Comerei eu carne de touros? ou beberei sangue de bodes? Oferece a Deus por sacrifício ações de graças, e paga ao Altíssimo os teus votos; e invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitares os meus estatutos, e em tomares o meu pacto na tua boca, visto que aborreces a correção, e lanças as minhas palavras para trás de ti? Quando vês um ladrão, tu te comprazes nele; e tens parte com os adúlteros. Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua trama enganos. Tu te sentas a falar contra teu irmão; difamas o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que na verdade eu era como tu; mas eu te arguirei, e tudo te porei à vista. Considerai, pois isto, vós que vos esqueceis de Deus, para que eu não vos despedace, sem que haja quem vos livre. Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.”

 

Que neste mês de fevereiro, possamos pedir perdão e dar perdão, em todas as nossas relações, seja com a família, amigos, colegas, desconhecidos e a nós mesmos, sem ressentimentos, sem mágoas, mas com o coração sincero e com gestos de conversão, de penitência e de caridade.

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral