PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

O primeiro domingo da Quaresma é um momento significativo no calendário litúrgico cristão, este dia marca o início do período da reflexão, penitencia e preparação para a Páscoa, trazendo em sua liturgia do dia o convite a pensarmos sobre as tentações de Jesus no deserto, pois após ser batizado, ele foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, onde passou quarenta dias em jejum e oração, durante este período ele foi tentado, mas resistiu a todas as tentações. Na leitura do Evangelho de Lucas (4,1-13), somos convidados a ver o homem Jesus em meio à fragilidade da condição humana de sentir fome, resistir aos apelos do corpo, usando todas as suas forças, fé, oração e resiliência para saciar as necessidades e se tornar digno aos olhos do Pai, de acordo com a Sagrada Escritura Jesus disse “não só de pão vive o homem”, oremos: “Ó Deus, que nos alimentastes com este pão que nutre a fé, incentiva a esperança e fortalece a caridade, dai-nos desejar Cristo, pão vivo e verdadeiro, e viver de toda palavra que sai de vossa boa. Por Cristo, nosso Senhor!

Refletir sobre a história das tentações de Jesus no deserto oferece vários pontos importantes para nossos dias, em primeiro lugar, ela nos lembra da importância da resistência às tentações mundanas, pois vivemos em um mundo cheio de tentações, somos bombardeados diariamente com desejos e impulsos que podem nos levar para longe de nossos valores e princípios, no entanto, como católicos, somos chamados a resistir a essas tentações e a buscar a orientação e a força de Deus. Em segundo lugar, é importante reconhecermos nossas fragilidades e entender que as tentações assumem diversas formas, desde o desejo de indulgência excessiva até a tentação de agir de maneira prejudicial aos outros, é importante lembrar que a tentação em si não é pecado; o pecado ocorre quando cedemos à tentação. Em terceiro devemos aceitar que a tentação é uma parte natural da experiência humana, que todos enfrentamos, no entanto, a fé católica nos oferece ferramentas poderosas para superar estes desafios, desde oração, meditação e participação nos sacramentos, todos podem nos fortalecer e nos conectar com Deus.

 

Portanto, mesmo diante das tentações, podemos ter esperança, com fé, oração, reflexão e o apoio da comunidade, podemos resistir às tentações e continuar nossa jornada de fé com coragem e determinação.

 

ORAÇÃO: “Pai nosso, ao iniciar a caminhada pascal da Quaresma, queremos renovar nossa vontade de sermos discípulos-missionários do vosso Filho. Convertei-nos e fazei-nos crer no Evangelho do vosso Filho, para que sejamos purificados de nossos pecados e de todo o nosso egoísmo. Desejamos celebrar a Páscoa deste ano como uma festa de libertação dos males que contaminam o nosso mundo. Como Maria, queremos levar a Palavra de Jesus a todas as pessoas, para implantar a fraternidade e o diálogo em nossas famílias e em nossa sociedade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo, Amém!”

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo