/
/
QUARTO DOMINGO DA QUARESMA: UM CONVITE À ALEGRIA E À CONVERSÃO

QUARTO DOMINGO DA QUARESMA: UM CONVITE À ALEGRIA E À CONVERSÃO

Compartilhar :

Estamos na metade do tempo da Quaresma, um período de quarenta dias em que nos preparamos para celebrar a Páscoa, a festa da ressurreição de Jesus Cristo, que é o centro da nossa fé. Neste Quarto Domingo da Quaresma, também chamado de Domingo Laetare, que significa “Alegra-te”, somos convidados a experimentar a alegria que brota da esperança na vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. A liturgia deste domingo nos propõe o tema da luz, que ilumina o nosso caminho e nos revela o amor de Deus. As leituras bíblicas que escutamos nos mostram como Deus age na história da salvação, escolhendo, libertando e salvando o seu povo, e como Jesus Cristo é a luz do mundo, que nos oferece a vida eterna.

Na primeira leitura aprendemos que Deus escolhe as pessoas não pelo seu aspecto exterior, mas pelo seu coração, ele vê em cada pessoa o seu potencial, o seu valor, o seu projeto, nos chama a colaborar com Ele na sua obra de salvação, cada um com os seus dons, com a sua vocação, com a sua missão. Deus nos unge com o seu Espírito, que nos dá a força, a sabedoria e a coragem para seguirmos a sua vontade, convidando a cada um a ser propagador da boa nova. No salmo responsorial fortalecemos nossa confiança e gratidão em Deus, que nos guia, protege, alimenta e consola, ele é nosso pastor que nos reconhece pelo nome e restaura nossas forças, ele cuida de nós com amor e fidelidade. Já na segunda leitura somos convidados a refletir sobre a necessidade de renunciarmos o pecado, a escuridão, a violência, injúria, imoralidade, idolatria e nos voltarmos para a luz, realizando as obras da verdade, da graça e da comunhão entre os irmãos. Esta mensagem é fortalecida no evangelho, onde mostra que podemos ser a luz do mundo com nossas obras e ações participando efetivamente da Igreja, olhando para o irmão e tendo empatia, refletindo a luz de Cristo que brilha em nós e ilumina os que estão nas trevas, pois não podemos esconder a nossa luz, mas devemos coloca-la a serviço de Deus.

Assim, este quarto domingo da Quaresma é um convite para celebrarmos com alegria a misericórdia e a conversão, pois nos lembra do amor incondicional de Deus que nos salva por meio de seu filho, nos chama a sair das trevas do pecado e da morte e a entrar na luz da sua vida e da sua glória, que ofereceu seu filho que o sigamos e para que sejamos iluminados por ele. Neste tempo de preparação para a Páscoa, estamos mais pertos de renovarmos nossa fé e nosso compromisso com Cristo, que nos liberta e transforma, mas que também nos convida a sermos testemunhas da sua alegria e da sua luz no meio do mundo, com confiança e alegria.

 

Convidamos todos para cantarmos juntos:

Sim eu quero!

Que a luz de Deus que um dia em mim brilhou, jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor. Sim, eu quero, que o meu amor ajude o meu irmão a caminhar guiado por tua mão em tua lei, em tua luz, Senhor!

Essa terra, os astros, o sertão em paz, essa flor e o pássaro feliz que vês não sentirão, não poderão jamais viver essa vida singular que Deus nos dá

Em minh’alma cheia do amor de Deus palpitando a mesma vida divinal, há um resplendor secreto do infinito Ser, há um profundo germinar de eternidade

Quando eu sou um Sol a transmitir a luz, e meu ser é templo onde habita Deus
Todo céu está presente dentro em mim envolvendo-me na vida e no calor

Essa vida nova, comunhão com Deus no batismo, aquele dia eu recebi
Vai aumentando sempre e vai me transformando até que Cristo seja todo o meu viver.

 

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral