QUINTA FEIRA SANTA: O AMOR E O SERVIÇO EXPRESSOS NA SANTA CEIA E NO LAVA PÉS

A Quinta Feira Santa é um dia significativo, marcando a véspera da crucificação de Jesus Cristo, nesse dia, relembramos com profunda ênfase a Santa Ceia e os eventos que ocorreram naquela noite antes da Paixão, aqui estão os principais aspectos das celebrações:

Última Ceia e Instituição da Eucaristia: durante a Santa Missa, recordamos o momento em que Jesus compartilhou a última refeição com seus discípulos, foi nessa ocasião que Ele instituiu a eucaristia, transformando o pão e o vinho em seu Corpo e Sangue. Esses elementos naturais se tornam sacramentais, representando a presença real de Cristo entre nós. O pão ázimo da Páscoa judaica, que Jesus compartilhou com os apóstolos, fazia referência à noite no Egito, quando não havia tempo para a levedura fermentar a massa, já o vinho, por sua vez, simboliza o novo sangue do Cordeiro sem defeitos, que nos salva da morte. Durante a refeição, Jesus tomou pão, abençoou-o e disse: “tomem e comam; isto é o meu corpo”, ele também tomou um cálice de vinho, abençoou-o e compartilhou com os discípulos, declarando: “este é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos para remissão dos pecados”. Assim, institui a Eucaristia, e hoje a Santa Ceia se torna um elo entre antiga e a nova aliança.

O rito do Lava Pés, segundo o relato no evangelho de São João, é o gesto simbólico de Jesus durante a Última Ceia em lavar os pés dos discípulos. Esse ato incomum para um mestre, próprio dos escravos, tem um significo profundo de humildade e amor ao próximo ao realizar essa ação, esse gesto exemplifica a importância de demonstrar a igualdade entre todos, independentemente de sua posição social, econômica ou espiritual, ele demonstra ainda que abraçar a cruz, servir aos outros e fazer-se pequeno é o caminho para a verdadeira grandeza, é um testemunho da vocação ao serviço do mundo e da Igreja. na atualidade, os sacerdotes escolhem uma dúzia de fieis para representar os apóstolos, após a celebração da Eucaristia, o sacerdote lava e enxuga os pés dos doze escolhidos. Na simplicidade desse gesto, encontramos a essência da fé cristã: o amor ao próximo.

 

Convite à Comunidade

Convidamos a todos para a Missa do Lava-Pés e Tríduo Pascal, que ocorrerá na quinta-feira (28), às 19h, na Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus. Após a celebração, teremos um momento especial de adoração durante toda a noite e madrugada.

Que a graça desta celebração nos conduza à vida eterna. Que possamos aprender a lavar os pés uns dos outros, servindo com amor e humildade, assim como nosso Senhor nos ensinou.

Que Deus abençoe a todos nesta Quinta-Feira Santa! 🙏🕊️

 

 

Conecte-se Conosco nas Redes Sociais

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo