/
/
SÃO NICOLAU UM DOS SANTOS MAIS POPULARES E QUERIDOS DA IGREJA CATÓLICA

SÃO NICOLAU UM DOS SANTOS MAIS POPULARES E QUERIDOS DA IGREJA CATÓLICA

Compartilhar :

Sua vida foi marcada pela generosidade, fé, amor a Deus e ao próximo, sendo chamado de padroeiro das crianças, marinheiros, comerciantes e dos presos. Sua imagem inspirou a criação do Papai Noel, o bom velhinho que distribui presentes no Natal. Nicolau nasceu no século III, na cidade de Patara, na atual Turquia, seus pais eram cristãos fervorosos e ricos, que ensinaram os valores do Evangelho, e assim desde pequeno, mostrou inclinação para virtude, oração e caridade, distribuindo seus bens aos pobres e necessitados, geralmente de forma anônima e uma das histórias mais contadas através dos séculos é que ele jogou três sacos de ouro pela chaminé de uma casa, onde moravam um pai e três filhas, uma família humilde e sem dinheiro.

Nicolau sentiu o chamado de Deus para ser sacerdote e foi ordenado na Itália, depois foi sagrado bispo de Mira, na Turquia, onde exerceu seu ministério com sabedoria, santidade e zelo, tornando-se um exímio pastor, atento às necessidades do seu rebanho, um defensor da fé, oração e penitência. Mesmo durante a prisão, Nicolau permaneceu fiel a Cristo e encorajou os outros Cristãos e afazem o mesmo, após sua liberdade ele participou do primeiro Concílio de Niceia, combatendo a heresia que negava a divindade de Cristo.

Nicolau realizou muitos milagres em vida e após sua morte, curando enfermos, ressuscitando mortos, acalmando tempestades, multiplicando alimentos e liberando inocentes, era muito venerado e sua devoção alcançou o mundo. Sua morte aconteceu em 06 de dezembro de 326 e suas relíquias foram transladadas para Bari na Itália, onde se encontram até hoje.

São Nicolau é um grande exemplo de generosidade, amor, fé, doação e penitência, nos ensinando a sermos mais solidários com quem sofre, a confiarmos em Deus e a seguirmos os ensinamentos de Cristo. São Nicolau nos convida a celebrarmos o Natal não como uma festa comercial, mas como uma festa religiosa, em que recordamos o nascimento do Salvador, que veio para o mundo por amor a nós, ele nos pede para sermos presentes uns para os outros, com gestos de bondade, de perdão e de paz, ele nos diz: “Seja bom e faça o bem.

Oração a São Nicolau:  Ó glorioso São Nicolau, que fostes um modelo de generosidade, de fé e de amor, intercedei por nós junto a Deus. Alcançai-nos as graças que necessitamos, especialmente (fazer o pedido). Protegei as crianças, os marinheiros, os comerciantes e os presos. Ajudai-nos a sermos solidários com os que sofrem, a confiarmos em Deus e a seguirmos a Cristo. Fazei-nos celebrar o Natal com alegria e gratidão, recordando o nascimento do Salvador, que veio ao mundo por amor a nós. Ensinai-nos a sermos presentes uns para os outros, com gestos de bondade, de perdão e de paz. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Conecte-se Conosco nas Redes Sociais
Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral