SÃO TOMÉ E SUA JORNADA ENTRE A DÚVIDA E A FÉ

São Tomé, desempenha um papel significativo na história bíblica como um dos doze apóstolos de Jesus, sua jornada de fé é marcada por dúvidas, questionamentos e, finalmente, uma transformação profunda. Tomé era um pescador antes de conhecer Jesus. Ele se juntou aos outros discípulos e testemunhou os milagres e ensinamentos do Mestre, no entanto, após a crucificação de Jesus, Tomé duvidou da ressurreição. Ele afirmou que só acreditaria se pudesse ver e tocar as feridas de Jesus, sua famosa frase “Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei” reflete sua incredulidade (João 20,24-25).

Uma semana depois, os discípulos estavam reunidos novamente, desta vez, Tomé estava com eles., Jesus apareceu, mesmo com as portas fechadas, e disse: “A Paz esteja com vocês.” Ele convidou Tomé a tocar Suas mãos e lado. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” (João 20,26-28). Esse encontro transformou sua dúvida em fé. Jesus então disse: “Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditam sem ter visto” (João 20,29).

A jornada de São Tomé nos ensina algumas lições valiosas, por exemplo: é natural termos questionamentos, faz parte da nossa experiência humana, não devemos temer e questionar nossa fé, mas usá-las como oportunidades para crescimento. Assim como Tomé, precisamos encontrar Jesus pessoalmente, isso pode acontecer através da oração, estudo da Bíblia e comunhão com outros crentes. A expressão “ver para crer” é comumente associada a São Tomé, no entanto, a verdadeira fé vai além do que nossos olhos veem. É uma confiança profunda em Deus, mesmo quando não entendemos completamente.

Tomé passou de incrédulo a crente fervoroso, hoje, podemos compartilhar nossa própria jornada de fé com autenticidade, mostrando como Deus transformou nossas vidas, em nossos dias, a história de São Tomé nos lembra que a fé é uma jornada dinâmica, podemos trazer sua experiência para os tempos atuais, buscando um encontro pessoal com Jesus, enfrentando nossas dúvidas e permitindo que a transformação ocorra.

A lição de São Tomé oferece insights valiosos para nossa jornada espiritual, em vez de reprimir nossas dúvidas, medos e angustias, encare-os como oportunidades para crescimento, busque respostas através da oração, estudo e conversas com pessoas de fé, esteja aberto para experiências que fortaleçam sua fé, seja transparente sobre suas lutas e vitórias. Seu testemunho pode inspirar outros a também buscarem a Deus.

Os discípulos estavam reunidos quando Jesus apareceu a eles, da mesma forma, participe de uma comunidade de fé, esteja presente nas santas missas, seja um voluntário nas ações da Igreja, venha conhecer nossas pastorais e seja um multiplicador no aprendizado e no fortalecimento da fé.

Que a jornada de São Tomé inspire você a buscar um relacionamento mais profundo com Deus e a abraçar sua própria jornada de fé com coragem e confiança. 🙏✨

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo