TRANSFORME A QUARESMA EM UMA JORNADA DE RENOVAÇÃO

A Quaresma traz grande significado para todos os cristãos, pois é um tempo de reflexão, arrependimento e renovação espiritual que dura um período de 40 dias que antecede a Páscoa no calendário Cristão, é um tempo de preparação para a Páscoa, a maior festa do cristianismo, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Mas, diante de uma era de ritmo acelerado e gratificação instantânea, onde a tecnologia avança a um ritmo vertiginoso, e estamos constantemente buscando a próxima novidade, o próximo estímulo, a Quaresma surge nesse contexto como um contraponto necessário, oferecendo uma oportunidade para desacelerar e refletir sobre nossas vidas e nosso relacionamento com Deus. Durante este período, somos convidados a fazer uma pausa, a jejuar, a orar e a dar esmolas, fazendo-nos lembrar que a verdadeira satisfação não vem da gratificação instantânea, mas de um relacionamento profundo e significativo com Deus, a Quaresma nos convida a refletir sobre o sacrifício de Jesus Cristo e a renovar nosso compromisso com Ele.

Mas o que significa “Abstinência?

Podemos iniciar afirmando que é uma escolha feita de amor. A abstinência não é apenas sobre dizer “não” a algo, mas sim sobre dizer “sim” a algo maior, é uma escolha de amor, uma oportunidade de se desapegar do que é mundano para se concentrar no que é divino. Seja abstinência de carne, doces, bebidas ou qualquer outro prazer, cada pequeno sacrifício é um passo em direção a uma conexão mais profunda com Deus. A abstinência nos ajuda a reavaliar nossas prioridades e a questionar nossa dependência de certos prazeres, além de ser uma oportunidade para purificar nosso corpo e nossa alma, lembrando que não vivemos só de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus, valorizando cada vez mais os dons recebidos e os bens da criação.

Mas o que significa “Jejum?

Jejuar é seguramente uma jornada pessoal de autodescoberta. O jejum é mais do que apenas uma prática física, é uma jornada de autodescoberta, ao jejuar, você não apenas purifica o corpo, mas também a mente e o espírito, é uma oportunidade de se desligar do ruído do mundo e se sintonizar com a sua voz interior, vencendo as tentações e a fortalecer a nossa fé. Nos tempos modernos, onde a gratificação instantânea é a norma, o jejum nos desafia a exercer a autodisciplina, a paciência e a resistência, na prática envolve a limitação da ingestão de alimentos, bem como evitar tudo o que nos faz mal, como o consumo exagerado, a fofoca, a mentira, a violência, entre outros, que nos ajuda a ganhar controle sobre nossos desejos físicos. Ao jejuar podemos nos sentir mais livres dos apegos materiais e mais sensíveis às necessidades dos irmãos.

Ambas as práticas, quando realizadas com intenção, fé e reflexão, nos ajudam a renunciar ao pecado, a cultivar a nossa relação com Deus, a servir aos que mais precisam e nos desafiam a olhar além do imediato e do material, libertando-nos dos excessos e dos vícios.

É desafiador transformar a Quaresma em uma jornada de renovação, onde o mundo nos oferece tantas coisas que nos distraem, nos reduzem e nos confundem. Mesmo não sendo fácil, é possível se tivermos a coragem de fazer escolhas, renunciar e priorizar, se tivermos disposição e disciplina para orar, jejuar e praticar a abstinência. Esta é uma oportunidade de nos reencontrarmos com Deus, que nos ama e nos espera, é o tempo do caminho e do destino, que nos mostrará, os passos que nos fazem crescer em fé, esperança e amor.

 

Transforme a Quaresma em uma jornada de renovação e descubra o verdadeiro sentido da vida cristã. Você vai ver como vale a pena!

 

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo