No dia 15 de agosto, a Igreja se reveste de alegria para celebrar um dos mistérios mais belos da nossa fé: a Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. Nesta solenidade, contemplamos não apenas um fato histórico, mas uma promessa viva: o destino de glória que Deus reserva a todos os seus filhos. Desde os primeiros séculos, os cristãos celebram este “Nascimento para o Céu” ou, como diz a tradição oriental, a “Dormição” de Maria. E, em 1º de novembro de 1950, o Papa Pio XII, movido pela fé e pelo testemunho da Igreja ao longo dos séculos, proclamou solenemente: Maria, ao terminar sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória do Céu. Um privilégio concedido àquela que foi preservada do pecado original e que, por isso, não conheceu a corrupção da morte.
A Assunção de Maria é mais do que um dogma: é um convite. Um chamado para que cada cristão viva olhando para o alto, com os pés firmes no chão, mas com o coração voltado para o Céu. Em Maria, já se cumpriu a promessa que professamos no Credo “a ressurreição da carne e a vida eterna”. Ela é sinal de consolação e esperança, prova de que nossa vida não termina aqui. O corpo glorificado de Maria ao lado de Cristo nos recorda que tudo o que somos alma e corpo, foi criado por Deus para a eternidade. Por isso, essa festa também nos impulsiona a viver o presente com mais amor, atenção aos irmãos e compromisso com a justiça, como Maria fez, levando a alegria do Magnificat a cada encontro, especialmente com os mais frágeis. Em todo o mundo, a Assunção é celebrada com fervor. Em Fortaleza, por exemplo, milhares de fiéis participam da Caminhada com Maria, percorrendo longos quilômetros em oração, cânticos e testemunho de fé, culminando na coroação da imagem da Mãe Assunta. É a terra se unindo ao Céu para exaltar aquela que nos guia até Jesus.
Hoje, Maria já está onde um dia também queremos estar: na presença de Deus, na plenitude da alegria eterna. Por isso, voltamos nosso olhar para ela, confiantes de que, como Mãe, não deixará de interceder por nós.
Oremos: “Santíssima Mãe, tu que foste elevada à glória do Céu, ensina-nos a viver com os olhos fixos em Cristo. Sustenta nossa fé nas lutas de cada dia e faz-nos acreditar que, assim como tu, também alcançaremos a vitória eterna. Maria, Assunta ao Céu, rogai por nós!”
Queremos caminhar com você!
Acompanhe nossa programação, mensagens e momentos especiais pelas redes sociais e pelo nosso site. Sua presença, mesmo que online, fortalece nossa comunidade de fé.
📞 (49) 3522-1294
📘 Facebook: Catedral de Joaçaba
📸 Instagram: @catedraldejoacaba
🌐 Site: catedraldejoacaba.org.br
📧 Email: secretaria@catedraldejoacaba.org.br
Santuário Catedral Santa Teresinha — Unidos pela fé, mesmo à distância.
por