Os sete dons do Espírito Santo, nos são dados por Deus para nos ajudar a viver uma vida cristão plena e santa. A Igreja ensina que estes dons são nos dados pelo sacramento do Batismo, e aperfeiçoado no sacramento da Confirmação, tornando inspirações do Espírito Santo, que nos capacita a agir segundo a vontade do Senhor.
Eles são mencionados pelo profeta Isaías, que profetizou “O espírito do Senhor repousará sobre ele: espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de temor de Deus” (Is 11,2).
Os dons nos ajudam a crescer na graça e na santidade, e a cooperar com a missão da Igreja. Por isso, devemos pedir ao Espírito Santo que nos encha dos seus dons, e que os faça frutificar em nossas vidas.
- O dom da sabedoria nos faz contemplar as coisas com os olhos de Deus, e apreciar os bens espirituais acima dos bens materiais, ensina a amar a Deus sobre todas as coisas, e buscar a sua glória em tudo o que fazemos. Ele permite que façamos julgamentos mais justos, discernindo o que é essencial do que é secundário, o que é eterno do que é passageiro, o que é de Deus do que é do mundo.
- O dom da inteligência nos faz compreender as verdades reveladas por Deus, e aprofundar o sentido da fé, no ministério de Deus, e ilumina a nossa razão para conhecermos melhor a sua vontade, além de testemunharmos a nossa fé com devoção e convicção, crescendo no amor à Palavra de Deus.
- O dom do conselho nos faz ouvir a voz de Deus no nosso coração, e seguir a sua orientação em todas as circunstâncias, faz sermos prudentes, discretos, sinceros, e respeitosos nas nossas relações com os outros, bem como ouvir nossos pais, amigos e pastores.
- O dom da fortaleza nos faz enfrentar as dificuldades e os sofrimentos da vida com coragem e confiança em Deus, perseverando na prática do bem, resistindo às tentações do mal e nos defender com dignidade diante das perseguições e adversidades. Este dom nos faz ser fiéis à nossa vocação, e cumprir os nossos deveres, mesmo quando isso nos custa.
- O dom da ciência nos faz conhecer a nós mesmos, ao próximo e as coisas criadas por Deus, e reconhecer a sua origem, o seu fim, e o seu valor, admirando a grandeza e a sabedoria do criador, que se manifesta no universo, usando com sapiência os bens da terra, buscando a verdade e a harmonia entre fé e razão.
- O dom do temor de Deus nos faz evitar tudo o que possa ofender ou desagradar a Deus, nos faz reverenciar a Deus como nosso Pai, e amá-lo como nosso amigo, respeitando os mandamentos, e os preceitos da Igreja, por amor e não por medo, confiando em sua misericórdia, e recorrer ao seu perdão quando caímos, cultivando a humildade, simplicidade, amizade e a pureza de coração com amigos, familiares, comunidade e à Igreja.
- O dom da piedade nos faz sentir a Deus como nosso Pai, e a nós como seus filhos, amando com ternura, tratando a todos com respeito. Este dom nos permite entender a importância da oração, da confiança em Deus, da vivencia dos seus sacramentos, especialmente da Eucaristia e da Reconciliação.
Que o Espírito Santo nos conceda estes sete dons, e nos faça frutificar em amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio (Gl 5,22-23). Que Ele nos faça viver como filhos de Deus, e templos do seu Espírito. Amém.
Conecte-se Conosco nas Redes Sociais
Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.
- Fone: (49)35221294
- Facebook: Catedral de Joaçaba
- Instagram: @catedraldejoaçaba |
- Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
Esperamos vê-los online!