A Sagrada Família

A Sagrada Família é o termo usado para designar a família de Jesus de Nazaré, composta segundo a Bíblia por José, Maria e Jesus. A sua festa no calendário litúrgico é celebrada no domingo que fica na Oitava do Natal.

A Sagrada Família é um exemplo de amor, devoção e união. Ela é um modelo para todas as famílias cristãs, pois destaca a importância da família na vida dos cristãos. A Sagrada Família vive por Deus e para Deus. O seu projeto é sempre fazer a vontade de Deus. A Sagrada Família é a própria escola de todas as virtudes. Toda família é chamada a imitar as virtudes da Sagrada Família, que de acordo com o Papa Bento XVI, estas virtudes são:   a oração, pedra angular de todo lar fiel à sua própria identidade e missão; a laboriosidade, eixo de todo o matrimônio maduro e responsável; o silêncio, cimento de toda a atividade livre e eficaz.

O Papa Leão XIII escreveu: “Os pais de família têm em São José um modelo admirável de vigilância e solicitude paterna; as mães podem admirar na Virgem Santíssima um exemplo insigne de amor, de respeito e de submissão; os filhos têm em Jesus, submisso a seus pais, um exemplo divino de obediência”.

A devoção à Sagrada Família é coisa do século passado, onde os cristãos passaram a entender que Jesus desceu dos céus e se fez homem dentro de uma família. Ele nasceu numa família comum. Seus pais eram pessoas comuns, simples, trabalhadores, como tantas famílias espalhadas pelo mundo. Maria, uma dona de casa, José um carpinteiro e Jesus, um filho exemplar e obediente. Uma família feliz e simples. Depois que os cristãos descobriram esta riqueza maravilhosa, a devoção foi se propagando em todos os cantos do mundo.

 

Oração do Papa Francisco à Sagrada Família de Nazaré:

“Jesus, Maria e José, em Vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor e, confiantes, a Vós nos consagramos. Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas. Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais haja nas famílias episódios de violência, de fechamento e divisão; e quem tiver sido ferido ou escandalizado, seja rapidamente consolado e curado. Sagrada Família de Nazaré, fazei que todos nos tornemos conscientes do caráter sagrado e inviolável da família e da sua beleza no projeto de Deus. Jesus, Maria e José, ouvi-nos e acolhei a nossa súplica. Amém”.

 Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo