/
/
LEGIÃO DE MARIA 70 ANOS DE PRESENÇA INSPIRADORA NO BRASIL

LEGIÃO DE MARIA 70 ANOS DE PRESENÇA INSPIRADORA NO BRASIL

Compartilhar :

A Legião de Maria é uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja que foi fundada por Frank Duff, dedicando-se aos doentes, idosos, jovens carentes, entre outras pessoas da sociedade. Foi em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial e as aparições de Nossa Senhora em Fátima, Frank Duff descobriu o valor e a autenticidade da devoção a Maria através do livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria de Montfort, e este fato teve ligação direta com o nascimento da Legião de Maria, firmando-se como movimento mariano católico romano em 07 de setembro de 1921, em Dublin, na Irlanda.

A Legião de Maria, tem aprovação da igreja e está sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja, constituindo em legião para combater todo mal que existe no mundo, cuja finalidade é a glória de Deus, por meio das ações práticas e voluntárias, pela oração e cooperação ativa. Assim como Maria, os membros da legião apresentam o espírito humilde e servo, o modelo de vida espiritual e apostólica tem no cuidado do outro o trabalho cotidiano, sobretudo com o amor e participação ativa e efetiva nas reuniões, nas ações destinadas a qualquer pessoal, mas em especial aos que estão à margem da sociedade católicos ou não. O legionário de Maria sabe do seu chamado a viver nas dimensões do laicato, em sua vocação e missão, em total sintonia com as virtudes cristãs e dos dons do Espírito, sendo esta fé que os movem para executar suas obras espirituais, assim todos os membros tem como lema “um exercito em ordem de batalha”, um exército preparado para as batalhas espirituais contra todo aqueles que querem destruir o trabalho de evangelizar, de propagar a fé, a paz e o amor.

De acordo com o site CNBB (2024), a Legião de Maria chegou no Brasil por volta de 1954, sendo no mesmo ano fundado o 1º Presidium no Paraná, sendo até o momento compostos pelos Conselhos abaixo, descritos em ordem decrescente.

  • Concilium Legionis (autoridade suprema da Legião de Maria – sede em Dublin).
  • Senatus (designado pelo Concilium para exercer autoridade numa nação, será chamado Senatus).
  • Regia (escolhido pelo Concilium para exercer autoridade sobre a Legião de Maria numa região, logo abaixo do Senatus).
  • Curia (assim que se fundem dois ou mais Praesidia numa região, deve formar-se um Conselho diretivo, chamado Curia).
  • Comitium (não é um novo Conselho, continua agir como Curia em relação a sua área e a governar seus próprios Praesidia e administrar uma ou mais Curiae).
  • Praesidium (é o núcleo de Membros Ativos da Legião de Maria).

Ainda sobre a divisão que ocorre na Legião de Maria, temos duas principais categorias: os ativos são os que participam das reuniões, oram e executam o trabalho legionário, e os auxiliares, que se comprometem a rezar diariamente determinadas orações em nome da Legião de Maria.

 

Desta forma, reforçamos que somos convidados a iniciar o ano com novas atitudes, com o coração aberto para o perdão, amor, reflexão, oração e doação, assim gostaríamos de convidar você a se unir e nós em oração, por eles, e rezar com eles, realizando as atividades junto aos idosos, doentes, rezar com os abandonados e os depressivos, levando para perto de quem mais precisa esta palavra cheia de graça para quem dela precisar.

Para saber mais, entre em contato pelo email: [email protected]e veja como é recompensador fazer parte desta legião do bem. Que Deus abençoe todos os membros da Legião de Maria, e que Maria, nossa mãe, interceda por eles, fortalecendo-os e guiando-os em suas ações.

CURIOSIDADE: Hoje são mais de 35 milhões de legionários em todo o mundo, sendo a maior organização leiga de apostolado da Igreja Católica. Para saber mais acesse o site oficial é www.legionofmary.ie.

 

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral