/
/
CONHEÇA AS CAPELAS E SEUS PADROEIROS DA CATEDRAL SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

CONHEÇA AS CAPELAS E SEUS PADROEIROS DA CATEDRAL SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

Compartilhar :

A Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada no centro de Joaçaba, é um dos principais pontos turísticos e religiosos da cidade, além da beleza arquitetônica e artística, a Catedral possui 17 capelas, distribuídas entre área rural e área urbana, que também trazem seus encantos e merecem a sua visita. As comunidades são expressões concretas da Igreja, que é o povo de Deus, chamado à comunhão com a Santíssima Trindade e com os irmãos e irmãs em Cristo, elas são formadas por fiéis que celebram os mesmos sacramentos, escutam a mesma Palavra e praticam a mesma caridade, sob a orientação do bispo e dos padres; são lugares privilegiados para a vivência da religião e da igreja, pois nelas se manifestam os dons do Espírito Santo, se fortalece a identidade cristã, se cultiva a espiritualidade, se testemunha o Evangelho e se realiza a missão. A importância das comunidades para a vivência da religião e da igreja pode ser vista em vários aspectos, e em todos eles o sentimento de fraternidade, amizade, espaço de acolhida e de pertencimento, faz de cada comunidade um espaço único que dá sentido a vida, educam na fé, na oração, na devoção e das novas expressões de evangelização.

As capelas são dedicadas a diferentes santos e devoções, possuem características culturais próprias, que refletem a história e a cultura de seus fundadores. Conheça um pouco mais de cada capela:

Linha Abatti: Capela Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos doentes e tem sua festa litúrgica em 11 de fevereiro

Linha Ficanha: Capela Santa Bárbara, padroeira dos artilheiros, mineiros, contra tempestades, raios e trovões, tem sua festa litúrgica em 04 de dezembro.

KM 16: Capela Nossa Senhora da Saúde, padroeira dos enfermos e tem sua festa litúrgica em 08 de setembro

Linha Caraguatá: Capela Nossa Senhora das Graças, é uma das manifestações da Virgem Maria, está associada a curas e sua festa litúrgica acontece em 27 de novembro.

Linha Santa Clara: Capela Santa Clara, padroeira da televisão e sua memória é celebrada em 11 de agosto.

Linha Santa Helena: Capela Santa Helena é padroeira dos arqueólogos, dos casamentos em dificuldade e sua festa litúrgica ocorre em 18 de agosto.

Linha Caraguatá: Capela Santo Antônio padroeiro dos casamentos, é celebrado em 13 de junho

Bairro Boa vista e Monte Belo: Capela da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos doentes e tem sua festa litúrgica em 11 de fevereiro

Bairro Jardim Alvorada: Capela Santo Expedito, é padroeiro das causas urgentes, estudantes e viajantes, é celebrado em 19 de abril

Bairro Menino Deus: Capela Menino Deus, tem origem na grade devoção dos imigrantes que vieram do Rio Grande do Sul e trouxeram a oração ao menino Deus.

Bairro Jardim Cidade Alta e Nossa Senhora de Lourdes: Capela Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão, é celebrada em 13 de dezembro.

Bairro Santa Tereza: Capela Santa Tereza D’Ávila, padroeira dos professores, sendo celebrada em 15 de outubro.

Bairro Frei Bruno e Bela Vista: Capela São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio ambiente é celebrado em 04 de outubro.

Bairro Clara Adélia e Contestado: Capela Nossa Senhora de Fátima, protetora de toda violência, assaltos, sequestros, sendo celebrada em 13 de maio

Bairro Santa Tereza (rua Pedro Kunz): Capela Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas, tem sua celebração em 22 de maio.

Bairro Jardim Alvorada: Capela Santo Expedito, é o padroeiro das causas urgentes é celebrado em 19 de abril.

 

As capelas formam a grande família da Igreja, que é uma expressão do povo de Deus, em comunhão, que se organizam nas divisões territoriais da diocese, movidos pelas expressões, vocações e expressões voltadas à comunidade, cada fiel é um sinal de unidade, diversidade e de missão no mundo.

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral