/
/
CONHEÇA A HISTÓRIA DE FREI BRUNO, UM DOS MAIS IMPORTANTES RELIGIOSOS DA IGREJA CATÓLICA NO BRASIL

CONHEÇA A HISTÓRIA DE FREI BRUNO, UM DOS MAIS IMPORTANTES RELIGIOSOS DA IGREJA CATÓLICA NO BRASIL

Compartilhar :

Frei Bruno Linden, nascido como Humberto Linden Jr., nasceu em Duesseldorf, na Alemanha, em 08 de setembro de 1876, perto de completar 18 anos de idade, ingressou no noviciado dos Franciscanos na Holanda, tomando o hábito em meados de 1894. Frei Bruno foi um religioso que se dedicou à igreja católica com fervorar, fé, devoção e entusiasmo, sua personalidade é lembrada por ser uma pessoa simples, pobre, humilde, zelosa, caridosa e de gestos gentis, retratando de maneira fiel os traços mais marcantes de um genuíno frade menor, segundo a mete e do modo de São Francisco de Assis. Após o noviciado, Frei Bruno e outros noviços foram destinados para a “Missão Brasileira”, trocaram o convento do noviciado por um navio transatlântico que os levou até a Bahia, lá o Frei completou seu noviciado, estudou filosofia e teologia e fez profissão solene em 19 de maio de 1898, sendo ordenado sacerdote em Petrópolis em maio de 1901, a partir de então Frei Bruno veio para os solos catarinenses, incluindo as comunidades de Gaspar, São José e Não-Me-Toque. Entre os anos de 1926 e 1945, ele passou um longo período em Rodeio, em um convento do noviciado, onde quase todo o tempo era guardião e vigário. Venerado no meio oeste de Santa Catarina por milhares de fiéis, Frei Bruno inspira até hoje pela forma com que viveu a sua missão e a sua fé, o que refletiu em seus milagres que hoje estão no Vaticano e uma equipe incansável mapeia os relatos de curas e graças alcançadas em seu nome. Seus últimos anos de vida foram passados em Joaçaba, falecendo em 25 de fevereiro de 1960, hoje, seu túmulo está localizado no Cemitério Frei Edgar em Joaçaba, onde os fiéis recorrem em oração, agradecimento e pedidos, sendo destino anual da Caminhada Penitencial, além disso, existe um monumento em sua homenagem, é hoje uma das maiores estátuas da América (menor apenas que o Cristo Redentor e a Estátua da Liberdade), com 37m de altura, está localizado no alto do Morro Panorâmico, proporcionando uma linda vista da cidade e da região.

 

Está chegando a data da XXXIV Caminhada Penitencial de Frei Bruno, que acontecerá no dia 25 de fevereiro na cidade de Joaçaba, terá início às 08h, com saída da Catedral de Santa Teresinha, este é um momento muito especial para conhecermos e celebrarmos a história de Frei Bruno, um religioso que dedicou sua vida à igreja católica e deixou um legado de fé e devoção em nossa comunidade. Vamos juntos expressar nossa fé, renovar nossos compromissos espirituais e homenagear a memória de nosso Frei Bruno.

Convidamos todos a se juntarem a nós nesta jornada de fé e devoção, venha fazer parte desta celebração e vivenciar a fé de uma maneira profunda e significativa. Esperamos vê-los lá!

 

 

CURIOSIDADE: a estátua de Frei Bruno, que foi inaugurada em 2008, pesa cerca de 2,5 toneladas, tem como pedestal um prédio de três andares envolvido por uma rampa circular que dá acesso ao mirante, e na área inferior fica o museu dedicado à história e memória do Frei, e hoje é considerado o símbolo maior da cidade de Joaçaba. A Caminhada Penitencial é um evento religioso que reúne uma média de 55 a 60 mil pessoas, faça chuva ou faça sol, os peregrinos cantam, oram, agradecem e se emocionam a cada expressão de fé e de superação.

 

 

Conecte-se Conosco nas Redes Sociais

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral