/
/
Encontro formativo para a Pastoral Litúrgica

Encontro formativo para a Pastoral Litúrgica

Compartilhar :

Aconteceu no último domingo (12/11), na Paróquia São José (Joaçaba), o encontro formativo das equipes litúrgicas, reunindo aproximadamente 50 católicos das paróquias pertencentes à Diocese de Joaçaba. A formação teve como principal tema a mesa da palavra, que compreende a explanação sobre as leituras, preces, comentários, postura no Ambão, reverências e a veste litúrgica.

Momentos como este de partilha, formação e oração permitem compreender melhor a participação de cada um como instrumento vivo que conduz as expressões cristãs para a Igreja, compreendendo assim que “toda celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo e do seu corpo, que é a Igreja, é ação sacra por excelência” (Sacrosanctum concilium, n.7).

 

O que é Pastoral Litúrgica?

A Liturgia é a forma pela qual celebramos os mistérios da morte e ressurreição de Cristo, renovando a cada encontro a fé; Portanto, os ritos, as cerimônias, os símbolos e as orações fazem parte da proclamação da presença de Cristo entre nós.

A dinâmica da Liturgia oportuniza o amadurecimento e reflexão de cada época, preparando os féis para uma maior conexão com Deus.

Assim, participar da Pastoral Litúrgica, significa ser o mensageiro da palavra e animador da vida litúrgica, com o objetivo de participar, ativa e conscientemente da vida em comunidade. Estes cristãos contribuem para a organização das missas, celebrações, horas santas, procissões, celebrações catequéticas, entre outras. A estes a responsabilidade de atuarem harmoniosamente com os padres e equipes do ministério da música.

Com a missão de animar e coordenar a caminhada litúrgico pastoral, é essencial realizar estes encontros de formação, para manter sempre viva a capacidade de criar, de se adaptar as mudanças da comunidade e de estimular a participação dos fieis em cada contexto de celebração.

 

Campanha
Reforma da Catedral