/
/
O LEGADO DE FÉ E VIRTUDE DE FREI BRUNO

O LEGADO DE FÉ E VIRTUDE DE FREI BRUNO

Compartilhar :

Poucos são os confrades e moradores da época que não conheceram, ou que não tenham ouvido falar de Frei Bruno, até os dias atuais as novas gerações replicam as histórias contadas pelos seus pais e/ou avós. Sua personalidade foi uma reprodução fidelíssima das páginas mais inspiradoras de São Francisco, ele foi uma pessoa simples, de andar tranquilo, pobre, humilde, zeloso e caridoso, retratando de maneira fiel os traços mais marcantes de um genuíno frade menor. Falando em Frei Bruno, não cabem palavras difíceis, mas podemos tentar trazer a impressão que ele deixou nos últimos anos de convívio na população da região, que aconteceu em meados de 1956, passando uma temporada no município de Luzerna, como ele mesmo entendia, era o momento de repouso. Já em idade avançada, com a saúde física debilitada, Frei Bruno ficava a peregrinar entre Joaçaba e Luzerna, levando sua oração, seu acolhimento, devoção e exemplo de amor à Deus, sempre caminhando, recusava caronas e mantinha-se em movimento, visitando doentes, orientando as famílias, benzendo casas, sempre inquieto em levar a palavra de Deus.

Sua parada final foi em Joaçaba, onde presidia Santa Missa, atendia as confissões e também se tornou capelão no Ginásio Frei Rogério, a cargo dos irmãos Maristas, além de sempre ter um tempo para quem quisesse conversar. Mesmo em idade avançada, o que não mudou foi o hábito da caminhada, sempre acompanhado de seu guarda-chuva, com passos miúdos, mas com uma fé inabalável, seguiu com o olhar para os mais vulneráveis, transformando a vida de cada um que o buscou, levando luz para quem estava na escuridão, alegria, para quem estava triste e alimento para corpo e para a alma. Ainda em vida, as pessoas pediam seja por carta ou pessoalmente por bênçãos, outros saúde, sorte no amor, nos negócios, para melhorar o tempo para o plantio e colheita, o que repercutiu na região e a população passou a procura-lo com maior frequência e maior volume, mas com a doença e a idade, estas respostas que começaram físicas passaram a ser respostas espirituais, pois Frei Bruno nunca deixou de orar.

Em julho, celebrou sua última Santa Missa, a partir daquele dia comungava às 5h30 e depois ia ao confessionário, já não tinha forças para sair à rua, mas na medida do possível atendia em uma salinha os fiéis. Seu último passeio na cidade de Luzerna foi em outubro, tinha o objetivo de tratar temas como Pia União de Missas de Ingolstadt, seu apostolado em prol do Evangelho foi e é um legado a ser admirado e seguido. Após alguns desmaios e limitações físicas, Frei Bruno começa a ter os seus devaneios com a morte, as sandálias começam a pesar, o rosário das sete alegrias já lhe traz dificuldade, trocando-o por um cordão do hábito, a bengala já se torna sua companhia inseparável para as caminhadas internas, não mais na rua. Até o seu descanso, permaneceu em oração, obediência, trabalho com as confissões e atendimento aos fiéis. Sua partida foi apenas o começo da sua história de caminhada e penitência, hoje permanecemos com estas memórias herdadas e que chamais serão esquecidas, somente fortalecidas em prol da sua beatificação.

 

SAIBA MAIS: Frei bruno é um dos exemplos mais inspiradores de fé, amor e serviço ao próximo na história da Igreja Católica. Ele foi um frade franciscano que trabalhou incansavelmente pelos pobres e doentes, especialmente durante a epidemia de cólera que assolou a região de Joaçaba, Santa Catarina, no início do século XX. Para conhecer melhor a sua vida e o seu testemunho, você pode acessar a sua biografia ou assistir a um vídeo que conta a sua história, também pode rezar com confiança e devoção a oração e a novena de frei bruno, pedindo a sua intercessão pelas suas necessidades e agradecendo as graças recebidas. Além disso, você pode participar caminhadas penitenciais em sua homenagem, que acontecem todos os anos no dia 25/02 e são transmitidas pela rádio local.

 

Link de documentários sobre Frei Bruno

 

Sites oficiais

Frei Bruno Linden

https://www.cnbb.org.br/

Frei Bruno

 

Por fim, você pode seguir o seu exemplo de humildade, caridade e obediência, procurando viver o Evangelho e a espiritualidade franciscana no seu dia a dia. Frei bruno nos ensina que a verdadeira felicidade está em servir a Deus e aos irmãos, especialmente os mais necessitados.

 

 

Conecte-se Conosco nas Redes Sociais

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral