O PAPEL DE MARIA NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

Sua maternidade divina, sua virgindade perpétua, sua imaculada conceição, sua assunção ao céu e sua intercessão pelos fiéis. Maria a mulher que disse o sim para o plano de Deus para salvação da humanidade, dizendo “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1,38). Desde o sim, Maria tem um papel de cooperação, de maternidade e de mediação ao longo da história, educando na fé e na obediência, que cuidou e que esteve ao lado de seu filho, em sua vida pública, em seus milagres, em suas palavras e em suas dores, ela é a mãe que foi assunta ao céu, onde reina como rainha e intercede por nós.

Maria é a mãe que nos orienta, protege e nos ensina a amar Jesus, que é o dom mais precioso de Deus para nós, ensina a crer e a esperar em Jesus, que é a vida que nos plenifica e ensina também a celebrar o Natal com fé e alegria, acolhendo Jesus em nossas vidas, seguindo os caminhos do bem e encontrar a nossa missão, seguindo seus ensinamentos. Maria a manifestação mais pura do amor de Deus pelos homens, dando o seu filho unigênito, sendo ela a mãe da Igreja, que participou do mistério pascal de Cristo, e recebeu dele próprio a missão de cuidar dos seus discípulos.

Maria é venerada por todos os cristãos como mãe de Jesus e nossa mãe, ela se manifesta em orações, interseções e também para algumas pessoas, mostrando-se com diferentes nomes, roupas e símbolos de acordo com cada cultura, situação, época e lugar.

As aparições de Maria ocorrem em geral, para nos trazer uma mensagem de paz, conversão, oração e esperança. Após um rigoroso processo de investigação, a Igreja Católica reconhece algumas destas aparições dignas de fé, outras ainda em estudo, fato é que Maria nossa mãe, que cuida, educa e intercede pelos seus filhos permite com que nossa fé se torne ainda mais forte, levando a maior intimidade com Cristo, seu filho e maior fidelidade à sua Igreja. Algumas aparições mais conhecidas e veneradas são: Guadalupe, Lourdes e Fátima.

Nossa Senhora de Guadalupe (México-1531): uma das manifestações mais belas e significativas de Maria na história da salvação. Ela apareceu vestida de asteca para o índio Juan Diego, em 1531, deixou sua imagem impressa em seu manto, apresentou-se como Mae de Deus e de todos os povos, especialmente os pobres e os oprimidos, sendo a Padroeira da América Latina e da defesa da vida. Sua aparição tem profunda relação com o nascimento de Jesus, pois nos recorda que esta é a boa nova para humanidade, convidando a acolher e a sermos instrumentos de paz e de amor no mundo.

Nossa Senhora de Lourdes (França-1858): Apareceu à jovem Bernadette, numa gruta e lhe pediu que rezasse e fizesse penitência pelos pecadores, revelando uma fonte de água milagrosa, que curou muitos enfermos, é a padroeira dos doentes. A cada aparição uma nova mensagem era transmitida e ao final das dezoito aparições foram reconhecidos 67 milagres ocorridos na Gruta de Lourdes, mas este número é facilmente elevado aos milhares. O pedido de Nossa Senhora era que construíssem uma capela no local, onde estas aparições ocorriam, o que hoje é chamado de Santuário de Lourdes.

Nossa Senhora de Fátima (Portugal-1917): é chamada de Rainha do Rosário, apareceu para três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, e lhes confiou três segredos sobre o futuro da humanidade e da Igreja Ela veio para nos conduzir a Jesus e para anunciar a vitória final do seu Imaculado Coração sobre o mal. Os três segredos são: 1º. Visão do inferno: onde as almas dos pescadores sofrem e as consequências dos pecados são eternas, convidando a rezar e a fazer sacrifícios pelas almas; 2º. Profecia das duas guerras mundiais e perseguição à Igreja; 3º. É a visão do atentado ao Papa e de um grande sofrimento da Igreja, que nos mostra o martírio de muitos cristãos, nos pede que rezemos pelo Santo Padre e reafirma o compromisso que Deus não nos abandona e que a Igreja prevalecerá sobre as forças do mal.

Estas são apenas algumas das muitas aparições de Maria pelo mundo, que nos ensina o amor de Deus por nós e o cuidado de Maria por seus filhos, convidando a cada um de nós a responder com fé, obediência e amor ao chamado de Deus, além de nos lembrar que somos peregrinos nesta terra, onde veremos a Deus e a Maria face a face.

Conecte-se Conosco nas Redes Sociais
Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo