/
/
O SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA

O SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA

Compartilhar :

O segundo domingo de Quaresma tem um papel importante no calendário cristão, neste dia, a Igreja Católica comemora a Transfiguração de Jesus Cristo, que segundo o Evangelho, Jesus levou Pedro, João e Tiago para uma montanha, lá, eles presenciaram a transfiguração de Jesus, uma revelação poderosa de que Jesus é o amado Filho de Deus. Este evento tem o propósito de reforçar a fé dos discípulos e prepará-los para a futura Paixão de Cristo, a Palavra de Deus estabelece o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir: é o caminho da escuta atenta de Deus e de seus planos, da obediência total e radical aos planos do Pai.

No segundo domingo da quaresma Abraão se destaca, sendo retratado como um homem de fé, que vive em constante comunhão com Deus, que sabe interpretar seus sinais, que acolhe os chamados de Deus e responde com obediência absoluta e entrega confiante, sendo exemplo do fiel que compreende o projeto de Deus e o segue com todo o coração.

Na sequência, é feito um chamado aos seguidores de Jesus para que sejam testemunhas verdadeiras, dedicadas e coerentes do projeto de Deus no mundo; nada, nem mesmo o medo, a acomodação ou a instalação, pode desviar o discípulo dessa responsabilidade.

Assim, Jesus, em sua mensagem aos discípulos, oferece uma palavra de esperança e encorajamento, ele afirma que o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas sim à vida plena e definitiva. Essa mensagem é uma fonte de conforto para aqueles que estão desanimados e assustados, pois oferece a promessa de um futuro melhor. A vida é cheia de altos e baixos, e muitas vezes nos encontramos em momentos de desespero e incerteza, no entanto, a mensagem de Jesus nos lembra que há sempre esperança, mesmo nas situações mais difíceis, devemos confiar em Deus e seguir o caminho que Ele nos colocou, sabendo que Ele nos guiará para a vida plena e definitiva que Ele prometeu.

O modo de agir de Deus ultrapassa nossa compreensão, pois Ele é o Deus das surpresas e responde de maneiras que menos esperamos. Enfrente os desafios que aparecem em seu caminho, tenha fé em Deus, em seu amor, em seu poder sem limites. Acredite em si mesmo e em tudo que Deus depositou em seu coração. Não dê ouvidos às vozes que tentam te desencorajar e te derrubar. Você é a manifestação do amor de Deus se aperfeiçoando cada vez mais em sua vida! Deus é sinônimo de triunfo felicidade, ele é o caminho, a verdade e a vida. Quando se sentir sem fé e sem forças, diga a Deus: “Em Ti, posso tudo, pois me fortaleces”. Esta oração não vai resolver todos os seus problemas imediatamente, mas nos traz amparo para conseguirmos ser fortes e enfrentar com serenidade, reflexão, introspecção nossos desafios. Nosso Deus é o Deus dos desafios e das vitórias, não da comodidade e do menor esforço, ele é o Deus da esperança e da alegria.

Portanto, o segundo domingo da Quaresma é um período de reflexão intensa sobre o caminho da fé, a relevância da obediência a Deus e o compromisso de seguir os ensinamentos de Jesus, com força, esperança e vida.

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral