PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO NOS DIAS DE HOJE

A parábola do filho pródigo é uma das mais conhecidas e amadas histórias contadas por Jesus, ela nos revela o amor incondicional de Deus por nós, que somos seus filhos, e a sua alegria quando voltamos para Ele depois de nos afastarmos por causa do pecado.

A parábola narra a história de um pai que tinha dois filhos, o mais novo pediu a sua parte da herança e foi para uma terra distante, onde gastou tudo o que tinha com uma vida desregrada. Quando ficou sem nada, passou fome e miséria, e resolveu voltar para a casa do pai, reconhecendo o seu erro e pedindo perdão. O pai, ao vê-lo, correu ao seu encontro, o abraçou e o beijou, e preparou uma grande festa para celebrar o seu retorno. O filho mais velho, que sempre ficou com o pai e cumpriu os seus deveres, ficou com ciúmes e não quis participar da festa. O pai, então, foi até ele e explicou que ele sempre teve tudo o que era do pai, mas que era preciso se alegrar com a volta do irmão, que estava morto e reviveu, que estava perdido e foi achado.

Essa parábola nos ensina várias lições para os dias de hoje, a primeira delas é que Deus nos ama como um pai amoroso, que nos dá a liberdade de escolher o nosso caminho, mas que nunca deixa de nos esperar e de nos acolher quando voltamos arrependidos, Deus não nos rejeita por causa dos nossos pecados, mas nos perdoa e nos restaura, nos dando uma nova chance de vida.

A segunda lição é que nós somos como o filho pródigo, que muitas vezes nos afastamos de Deus por causa das seduções do mundo, que nos prometem felicidade, mas que na verdade nos levam à ruína, nos esquecemos de que a nossa verdadeira felicidade está em Deus, que é a nossa fonte de vida, de amor e de paz, para isso precisamos reconhecer a nossa miséria e a nossa necessidade de Deus, e voltar para Ele com humildade e confiança, sabendo que Ele nos espera de braços abertos.

A terceira lição é que nós também somos como o filho mais velho, em que por vezes nos achamos melhores do que os outros, que julgamos e condenamos os que erram, que nos orgulhamos das nossas obras e que não nos alegramos com a conversão dos pecadores. Nós nos esquecemos de que somos todos pecadores, que dependemos da graça de Deus, e que Ele quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Nós precisamos ter um coração misericordioso, que se compadece dos que sofrem, que perdoa os que nos ofendem, e que se alegra com a salvação dos que se arrependem. A parábola do filho pródigo nos convida a refletir sobre o nosso relacionamento com Deus e com os nossos irmãos, mostrando que Deus é amor, que nós somos seus filhos, e que Ele quer que vivamos em comunhão com Ele e uns com os outros.

Que possamos acolher essa mensagem e viver de acordo com ela, para que possamos experimentar a alegria do Reino de Deus. Amém.

 

 

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Últimas Notícias

Anterior
Próximo