/
/
PARTICIPE DA MISSA E DA IMPOSIÇÃO DE CINZAS NA QUARTA FEIRA DIA 14

PARTICIPE DA MISSA E DA IMPOSIÇÃO DE CINZAS NA QUARTA FEIRA DIA 14

Compartilhar :

A quarta-feira de cinzas é uma data muito importante para os católicos, pois marca o início da Quaresma, o tempo de quarenta dias em que somos chamados a nos preparar para a Páscoa, a maior festa do cristianismo. Nesse dia, recebemos sobre a nossa testa as cinzas abençoadas pelo sacerdote, que nos dizem: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15) ou “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” (Gn 3,19). Mas qual é o significado das cinzas? Elas são um símbolo de humildade, de arrependimento, de conversão e de morte, elas nos lembram que somos criaturas frágeis, que dependemos de Deus para tudo e que precisamos nos purificar dos nossos pecados, nos convidam a reconhecer a nossa pequenez diante da grandeza de Deus e a nos voltar para Ele com fé e amor, nos recordam também que a nossa vida na terra é passageira e que devemos buscar as coisas do alto, onde está a nossa verdadeira pátria. Este é um dia de reflexão, de oração, de jejum e de caridade, é um dia de renúncia ao pecado e de compromisso com o Evangelho, é um dia de início de um caminho de conversão, que deve durar toda a Quaresma e nos levar à celebração da Páscoa, a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado. Que possamos viver esse dia com sinceridade de coração e com disposição de mudar de vida, seguindo os passos de Jesus, que nos amou até o fim.

A Igreja nos convida a participar da missa e da imposição de cinzas, como gestos de conversão, de penitência e de renovação, a santa missa é o sacrifício de Cristo atualizado no altar, onde recebemos o seu corpo e sangue na Eucaristia, é o momento que nos une a Cristo e à sua Igreja, nos alimenta com a sua Palavra e nos envia em missão, é o centro da vida cristã e o ápice da nossa adoração a Deus. Para participar da santa missa na Quarta-feira de Cinzas, devemos estar em estado de graça, ou seja, sem pecados graves que nos afastem de Deus. Se tivermos consciência de algum pecado grave, devemos nos confessar antes de comungar, devemos também estar em jejum, pelo menos uma hora antes de receber a comunhão, como sinal de respeito e devoção. A imposição de cinzas é um rito penitencial, que simboliza a nossa fragilidade e mortalidade, que precisam ser redimidas pela misericórdia de Deus, as cinzas são feitas com os ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior, que são queimados e misturados com água benta. Para receber as cinzas, devemos nos aproximar do padre ou do ministro, que faz uma cruz na nossa testa, dizendo uma das seguintes fórmulas: “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”. Devemos responder com um “Amém” e permanecer com as cinzas na testa até o fim do dia, como sinal de humildade e arrependimento.

Ao participar da missa e da imposição de cinzas na Quarta-feira de Cinzas, estamos iniciando o nosso caminho quaresmal, que nos levará à Páscoa, estamos expressando o nosso desejo de nos converter, de nos purificar, de nos aproximar de Deus e estaremos abrindo o nosso coração à graça de Deus, que nos perdoa e nos restaura.Nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, somos convidados a participar da santa missa das cinzas, como sinal de que cremos no Evangelho e queremos mudar de vida, vivendo a Quaresma com fé, esperança, amor, preparando-nos para a Páscoa com alegria Não deixem de participar da santa missa das cinzas. Em todas as missas haverá a distribuição das cinzas e confissão o dia inteiro, inclusive durante a celebração das missas. Dia 14 de fevereiroàs 08h com Dom Márioàs 15h com Pe. Joveciàs 19h com Pe. Gilvani.  

Você está convidado a participar da missa de cinzas, que marca o início da Quaresma. Junte-se a nós para refletir sobre o significado deste tempo de preparação para a Páscoa e para renovar sua fé.

Conecte-se Conosco nas Redes Sociais

Para ficar por dentro das últimas notícias, eventos e atualizações da nossa catedral, siga-nos em nossas redes sociais. Vamos crescer juntos em fé e comunidade.

  • Fone: (49)35221294 
  • Facebook: Catedral de Joaçaba 
  • Instagram: @catedraldejoaçaba |
  • Site: https://catedraldejoacaba.org.br/
  • Email: [email protected]

Esperamos vê-los online!

Campanha
Reforma da Catedral