Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

A Santíssima Trindade é um dos dogmas centrais da fé cristã. Ela se refere à crença em um único Deus em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Cada uma dessas pessoas é distinta, mas inseparável das outras duas.

O Pai é a primeira pessoa da Trindade, é a fonte de tudo o que existe, é o criador do universo, é o amor e a bondade, é o princípio e o fim de tudo. O Filho é a segunda pessoa da Trindade, é Jesus Cristo, que se encarnou para salvar a humanidade.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade é a presença divina que habita em cada um de nós. É o amor que une o Pai e o Filho. Ele é o Espírito da Verdade, que guia os cristãos na compreensão da Palavra de Deus e na vivência dos ensinamentos de Jesus Cristo. No Natal, o Espírito Santo é lembrado como aquele que trouxe a luz de Cristo ao mundo. Ele é a luz que brilha nas trevas, iluminando o caminho para a salvação. O Espírito Santo é o amor que nos une a Deus e aos nossos irmãos, e é por meio dele que podemos experimentar a alegria e a paz que vêm de Deus.

A doutrina da Santíssima Trindade é um mistério que não pode ser compreendido completamente pela mente humana, mas é aceita pelos cristãos como uma verdade revelada por Deus.

 

Oração do Divino Espírito Santo

“Espírito Santo Consolador, concedei-me o dom da fortaleza. Fortalecei minha alma para superar as dificuldades de cada dia, os tormentos das perseguições e as insídias do maligno. Ajudai-me a ser forte em meio às fraquezas espirituais, para que eu seja sinal de Teu amor e bondade. Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a guerra da paz. Que Tua santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma. Espírito Santo Paráclito, concedei-me o dom do entendimento, para que eu compreenda corretamente a vontade do Pai Celestial para minha vida. Dai-me entender o próximo com amor, misericórdia e paz. Que eu compreenda, com todo meu ser, o amor de Cristo Jesus por mim e pela humanidade. Espírito Santo, Advogado Celestial, concedei-me o dom da ciência. Que, iluminado pela Tua luz divina, eu compreenda corretamente os planos de Deus para minha vida, e seja obediente aos ensinamentos divinos. Sendo assim, um sinal permanente da misericórdia do Mestre Jesus no mundo. Espírito Santo, Conselheiro Divino, concedei-me o dom do conselho. Ilumina meu entendimento, para que eu busque em Deus as respostas para minhas dúvidas e inquietações humanas e espirituais. Colocai em meus lábios palavras que restabeleçam a paz no mundo, e ajudai-me a levar sempre um conselho que devolva às almas aflitas a serenidade em Deus. Divino Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade. Que minhas orações sejam pontes de amor, que unam meu coração ao coração de Deus Pai e do Cristo Senhor. Que meu fervor espiritual se renove sempre, para que minha alma frutifique na fé e na esperança. Espírito Santo, Consolador dos aflitos, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu tenha sempre frente meus olhos, a bondade divina, e que meus pensamentos, palavras e ações, não sejam uma ofensa ao amor misericordioso do Pai Celestial. Amém”.

Que possamos sempre buscar a orientação do Espírito Santo em nossas vidas e nos entregar completamente ao serviço do Senhor.

Últimas Notícias

Anterior
Próximo